Educação

Como as Universidades Públicas Usarão a Nota do ENEM 2011, Vestibular

.

.

……………Segundo dados do MEC, 83 universidades públicas e instituições federais aderiram ao SISU para a seleção dos alunos que ingressarão no primeiro semestre deste ano e outras 48 já confirmaram que vão usar o mesmo sistema no meio do ano. Recentemente a UFRJ resolveu aderir à novidade usando apenas o ENEM como critério de seleção para os jovens que pretendem estudar lá.

……………Agora que a prova do ENEM já acabou e a maioria dos candidatos já têm uma ideia da nota que tirou, chegou a hora de saber como as universidades vão usar essa nota para escolher os seus futuros alunos. Confira:

.

COMO AS UNIVERSIDADES VÃO USAR A NOTA DO ENEM

.

……………USP: a Universidade de São Paulo não vai usar a nota do ENEM e para estudar lá ainda é preciso fazer o vestibular da Fuvest. O processo seletivo tem 2 fases sendo que a primeira acontece dia 27 de novembro.

…………… UFMG: a  Universidade Federal de Minas Gerais usará a nota do ENEM para selecionar os alunos que serão classificados para a segunda fase. A segunda fase acontece nos dias 3, 4, 5 e 6 de janeiro de 2012.

……………UFRJ: pela primeira vez, este ano a Universidade Federal do Rio de Janeiro vai usar apenas a nota do ENEM para selecionar seus candidatos. A prova terá 100% de importancia para os candidatos que desejam ingressar lá.

.

.

……………UFF: a Universidade Federal Fluminense vai oferecer 20% das vagas para quem fizer o Enem e participar do Sisu. Os outros 80% serão destinados aos alunos que fizerem o vestibular que é composto por 2 fases, sendo primeira em 15 dee novembro.

……………UFRGS: a Universidade Federal do Rio Grande do Sul ainda não revelou como vai usar a nota do ENEM. Talvez aconteça como no último processo seletivo, onde o Enem podia ser usado como parte da nota, a critério do candidato.

……………Unicamp: a Universidade Estadual de Campinas não vai usar as notas do Enem na composição da nota de primeira fase do vestibular utilizada na classificação para a segunda fase. Os candidatos que fizerem a segunda fase poderão optar por usar a nota do Enem como complemento da nota da primeira fase no cálculo da nota final do vestibular.

……………Unifesp: a Universidade Federal de São Paulo usará o ENEM é o único meio de ingresso para alguns cursos ministrados na Universidade Federal de São Paulo. Nos outros cursos que usam o Sistema Misto de Ingresso a nota final contará também com o desempenho do jovem no ENEM.

……………UFPR: a Universidade Federal do Paraná usará a nota do Enem como 10% da nota final. Os candidatos terão de fazer o vestibular que além das 5.087 vagas, oferecerá outras 529 que serão preenchidas através do SiSU.

.

.

…………… Usarão o Enem como fase única:

…………… Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, Universidade Federal do Pampa, Universidade Federal de Mato Grosso, Universidade Federal de São Carlos, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Ceará
Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal de Itajubá, Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do ABC, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Ouro Preto, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Maranhão, Universidade Federal de Alfenas, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
Instituto Federal do Amapá, Instituto Federal do Maranhão, Instituto Federal do Piauí, Instituto Federal do Pará, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Instituto Federal Baiano, Instituto Federal do Sertão Pernambucano, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Santa Catarina, Instituto Federal da Paraíba, Instituto Federal de Roraima, Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Rio Grande do Sul, CEFET-RJ, Escola Nacional de Ciências Estatísticas, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade da Integração Luso-Afro Brasileira (Unilab), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

.

……………Mas e você, o que achou da novidade??? Deixe o seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.