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Alimentação

Como Combinar Alimentos e Potencializar suas Vitaminas

Vea como Combinar Alimentos e Potencializar suas Vitaminas aproveitando o máximo dos nutrientes a favor do bem estar, saúde e qualidade de vida.

Ter uma dieta saudável e equilibrada é a recomendação médica para manter ou adquirir saúde, mas é importante saber que se souber combinar os alimentos certos podemos potencializar as vitaminas de cada um deles e aproveitar muito mais seus benefícios.

Uma alimentação rica em nutrientes é fundamental para nos proteger de doenças, nos dar energia e permitir que nosso organismo funcione bem. Veja abaixo como combinar alimentos do dia a dia para aproveitar bem seus efeitos positivos a nosso favor, para evitar acúmulo de gorduras e atrapalhar a absorção das vitaminas, potencializando-as.

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Como Combinar Alimentos

Arroz e feijão

Vamos começar pelo nosso arroz e feijão de todo dia. Pesquisas mostram que a combinação dos nutrientes do arroz com feijão é perfeita, e combinadas com salada de folhas, legumes, uma proteína, vitamina C encontrada no suco de limão, por exemplo, ou tempero da salada é a refeição mais completa que poderíamos ingerir.

Ferro e vitamina C

Sempre que ingerirmos alimentos ricos em ferro, a dica é acrescentar um alimento rico em vitamina C para aumentar a absorção do ferro. Esta combinação é sucesso garantido entre carnes, feijão, couve, fígado e laranja, limão, abacaxi, kiwi, morango. A mistura de ferro com vitamina C ajuda combater anemia.

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Fibras e frutas

As fibras das sementes como linhaça, chia, quinua e cereal como aveia combatem o colesterol alto, melhoram o trânsito intestinal, diminuem o inchaço, a gordura abdominal e ajudam emagrecer. A combinação de mamão, maçã, morangos, banana e sementes ou cereal é bem saudável.

O mamão papaia com grãos ou sementes como linhaça, chia e aveia é uma boa combinação de alimentos. As fibras e a papaína do mamão, mais as vitaminas encontradas na fruta e sementes são melhores absorvidas juntas, além do efeito benéfico das fibras no intestino, da saciedade e da ação antioxidantes.

Abacate com limão é ótimo para emagrecer, ricos em nutrientes, o abacate tem gorduras boas e o limão é rico em vitamina C.

Antioxidantes e vitamina C

Alimentos com antioxidantes quando consumidos com vitamina C, seus benefícios vão desde a prevenção de acidente vascular, câncer, melhor defesa do organismo e das células. Uma excelente combinação encontramos no peixe com limão, um prato saboroso e saudável. A dica é ingerir peixe assado, grelhado ou cozido, evitando o excesso de gordura das frituras.

Fazer molhos com tomate fresco e azeite é super saudável, principalmente se o tomate for somente aquecido com o azeite. Esta combinação ajuda prevenir problemas na próstata equilibra os níveis do colesterol, pois a gordura monoinsaturada do azeite ajuda absorver o licopeno do tomate.

Sementes de frutas como a abóbora, o melão quando batidas em sucos de frutas, sopas ou cremes fortalecem os ossos de adultos e crianças.

Alimentos integrais

Ervas e temperos como açafrão, canela, cúrcuma, gérmen de trigo, sementes, castanhas, grãos e cereais são ricos em nutrientes e devem ser adicionados no preparo de alimentos, como massas, pães, arroz, saladas, carnes, dando preferência sempre pela versão integral, que preservam mais os nutrientes e são ricos em fibras.

A combinação de frutas como abacate com limão, banana com canela, castanhas ou aveia, o mamão com sementes é saudável, uma combinação de antioxidantes e fibras ótima.

 A banana com aveia resulta num alimento com baixo índice glicêmico, o que é indicado para pessoas com diabetes, além de combater o stress e a depressão.

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