Scroll Top

Culinária

Como Cozinhar Feijão – Nutrientes e Combinação Arroz e Feijão

Ccomo-cozinhar-feijão-passo-a-passo-caldo-cremosoomo cozinhar feijão com caldo grosso em pouco tempo? Alimento nosso de cada dia, o feijão com arroz é uma mistura brasileiríssima, deliciosa e o mais importante super nutritiva. Juntos, o feijão com arroz se complementam nutricionalmente e sobe para 80% a absorção da proteína do feijão. O carboidrato do arroz, a proteína do feijão mais os demais nutrientes de ambos fazem a dupla imbatível na dieta saudável e equilibrada. A dica é ingerir uma porção de feijão para duas porções de arroz, sem exagero é claro, já que o arroz é carboidrato e engorda se ingerido em excesso.

Antes de aprender como cozinhar feijão, vamos saber a origem dele e do seu companheiro na dieta brasileira e porque são tão importantes juntos para a saúde humana. O feijão tem origem brasileira e era consumido pelos Índios e negros. O arroz chegou ao Brasil pelos portugueses e foi Dom João VI quem provou e aprovou a combinação arroz e feijão.

Nutrientes do feijão e arroz

Ricos em nutrientes, o feijão tem vitaminas do complexo B, ferro, potássio, cálcio, cobre, zinco, magnésio, fibras e proteínas. As fibras do feijão e do arroz combatem o colesterol alto, câncer de cólon, diabetes, e previne doenças do coração. O arroz tem vitaminas do complexo B (B1, B2 e B3), fibras, carboidratos e pouquíssima gordura. As vitaminas do complexo B do arroz atuam no sistema nervoso, nos músculos, no coração, no metabolismo das proteínas, gorduras e carboidratos, atuam na saúde dos olhos, da pele e do aparelho digestivo.

Com tantas informações saudáveis sobre o feijão e ao arroz, não podemos ficar longe destes alimentos, eles precisam estar juntos na dieta diária. Veja então nossas dicas de como cozinhar feijão encorpado, com caldo grosso passo a passo.

Como cozinhar feijão

Com o preço caro do feijão atualmente, nunca esteve com preço tão alto, a dica é diversificar o tipo, escolhendo os feijões com preço mais acessível. O feijão mais caro no momento (agosto de 2016) é o feijão carioca, o mais usado em São Paulo. O feijão preto, feijão branco estão com o preço mais em conta em relação aos demais.

PAP de como cozinhar feijão

1 – Limpe o feijão de alguma impureza como pedras, feijões furados ou partidos.

2 – Lave-o bem até a água estar límpida.

3 – Leve cozinhar o feijão na panela de pressão com água, que pode ser aquecida antes para acelerar o processo. A água deve estar uns sete cm acima do feijão, tampe a panela e ligue o fogo. Quando pegar pressão, conte dois minutos e desligue o fogo (este preocesso evita precisar deixar o feijão de molho). Espere 40 minutos com a panela de pressão tampada, ligue novamente o fogo e deixe cozinhar na pressão por 30 minutos. Este procedimento faz com que o feijão forme pectina, um gel que é muito benéfico a saúde o intestino principalmente e deixa o feijão com caldo mais grosso.

Destampe a panela de pressão  após sair toda a pressão e tempere com óleo, e alho. Para um  feijão mais saboroso e mais gordo, coloque bacon, lingüiça calabresa, salsa ou coentro.

Alguns feijões são mais duros, dependendo da qualidade, a dica é observar e deixar cozinhar mais ou menos conforme o feijão.

Escreva seu comentário na nossa matéria do blog Essas e Outras sobre como cozinhar feijão e dicas sobre seus nutrientes e benefícios.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Cozinhar Feijão – Nutrientes e Combinação Arroz e Feijão!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: