Horta e Jardinagem

Como Cultivar Abóbora na Horta – Dica para Nascer Abobrinha e Polinizar a Flor

Como Cultivar Abóbora na Horta

Digestiva, rica em fibras e laxante, combate enjôos de gestantes, com provitamina A e vitamina C, minerais com o cálcio, ferro e fósforo e pouco calórica, a abóbora é um vegetal muito saudável e saboroso.

Com variadas espécies, temos a abobrinha italiana que cresce rápido, tem cultivo fácil e de boa produção e em 40 dias pode ser feita a primeira colheita.

Abóbora menina tem crescimento mais lento e fases de colheita, com 75 dias podem ser feita a primeira colheita, que pode ser usada no preparo de pratos salgados e a amarela, para pratos salgados e doces.

A dica é plantar ou cultivar abóbora  num canto da horta para aproveitar o espaço fora dela ou em vasos com mais de 60 cm de diâmetro ou em saco de cultivo parra espécie que não crescem muito.

como-plantar-abobrinha-na-horta-e-dar-frutos-flor-de-abobora-macho

O cultivo da abóbora pode ser feito o ano todo em regiões quentes e a partir de agosto em regiões frias do Brasil. O clima ideal para o cultivo da abobrinha é de 20 a 35°C.

O solo deve ser composto com argila e areia, ser profundo, bem drenado, com PH entre 6 a 6,5, em vasos com mais de 60 cm de diâmetro ou em horta.

O plantio é feito por sementes ou mudas.

A rega deve ser feita de forma que a terra esteja sempre úmida sem encharcar, molhar a terra de forma profunda, a dica é colocar um recipiente fundo e com diâmetro pequeno na terra e colocar água por ele para que alcance a raiz.

A falta de água na raiz atrapalha a produção e pode deformar os frutos. As folhas podem apodrecer com o excesso de água nelas. A dica é regar com menos água e mais freqüências as mudas novas de abóbora e em maior quantidade e espaço de tempo maior nas mudas formadas.

A rega deve ser feita à noite ou à tarde para evitar que atrapalhe a polinização feita pelos insetos que acontece pela manhã.

Para cultivar abóbora a dica é semear direto no local definitivo ou em potes, com 3 sementes, que ao nascerem, a mais forte deve ser mantida, e com 20 a 25 dias, já com 5 folhas a dica é transplantar para o local definitivo.

As pragas que atacam a abobrinha podem ser os oídios, as lesmas, a dica é manter a plantar úmida para evitar as pragas.

Como fazer nascer as abobrinhas

plantar-abobrinha-flor-de-abobora

Flor macho da aboboeira.

Muitas são as reclamações de pessoas que após plantar abobrinha percebem que as flores não vingam, o que acontece?

Na aboboreira nascem flores fêmeas e flores macho, a flor fêmea já nasce com uma mini abóbora depois do caule e antes da flor e a flor macho não como mostra a flor acima. Se não acontecer a polinização natural feita pelos insetos, as abobrinhas não vingam ou não crescem. A dica é fazer a polinização manual, veja como.

plantar-abobrinha

Como polinizar a flor

como-cultivar-abóbora-flor-fêmea

Flor fêmea de abóbora cambotiã

A flor feminina da abóbora tem o fruto, a flor macho não tem. Para polinizar a fazer com que os frutos cresçam, a dica é retirar as pétalas a flor macho deixando somente a antera com o polen (ver a foto acima) e passar a antera da flor masculina no estigma da flor feminina delicadamente, onde a polização acontecerá.

Uma flor masculina pode polinizar quatro flores femininas. 

Dica – regar a planta à noite é uma boa dica para não atrapalhar a polinização natural feita pelas abelhas.

Com as flores da abobrinha podemos fazer um delicioso empanado, flor de abobrinha empanada é muito apreciada.

Escreva seu comentário ou dúvidas sobre o cultivo de abobóra em vasos e horta e como polinizar para os frutos vingarem.

Assuntos do Artigo:
  • como polinizar a flor da abobora
  • defensivo usado para polenisar a flor da abobrinha

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.