Scroll Top

Horta e Jardinagem

Como Cultivar Chicória – Vitaminas e Benefícios da Hortaliça

Confira aqui no blog Essas e Outras como Cultivar Chicória, tudo sobre suas vitaminas e benefícios da hortaliça.

Cultivada no Brasil após a chegada da Família Real Portuguesa e popularizada pelos imigrantes italianos, a chicória, hortaliça que abrange espécies como a escarola, a chicória-amarga, a catalonha  e a endívia, tem sabor amargo e é muito usada na culinária brasileira.

Rica em fibras, vitaminas e nutrientes, a chicória é de fácil cultivo e ingrediente de dietas para emagrecer. Ela contém vitaminas A, do complexo B, vitamina C e D, e sais minerais como o potássio, sódio, fósforo, cálcio, silício e cloro.

Seus benefícios à saúde se estendem, desde a ação prebiótica das raízes, como as fibras e vitaminas das folhas verdes escuras na maioria das espécies, que atuam na pele, ossos, dentes, cabelos, coração, intestino, órgãos como rins, fígado, baço, vesícula biliar, fígado, estômago como antiinflamatório, diurético, laxante, purificador do sangue, detox, vermífugo entre outros benefícios à saúde. VEJA MAIS SOBRE OS BENEFÍCIOS DA CHICÓRIA À SAÚDE.

como-cultivar-chicória-benefícios-vitaminas

Como cultivar chicória

Cultivar chicória em casa é muito simples, e você terá uma hortaliça fresquinha e orgânica para você saborear in natura, ou seja, crua, a melhor forma de aproveitar todos seus nutrientes. Para o cultivo basta ter uma terra preparada para plantio, numa mistura de terra vegetal, composto orgânico e areia em partes iguais para uma boa drenagem e semear ou plantar mudinhas, que encontramos em casas de produtos agrícolas ou cultivamos em sementeiras em casa o que leva em média de 30 a 35 dias para o transplante após a germinação, quando tiver em média 5 folhinhas.

No caso de semear direto no canteiro, após a germinação e o nascimento das mudinhas é preciso verificar o espaçamento, replantando-as se necessário. No caso do almeirão e da catalonia não é necessário replantar, já que a colheita e feita das folhas em maço.

Ao cultivar chicória, atente ao espaçamento entre uma planta e outra, que é de 50 cm e 15 cm de profundidade. O plantio pode ser feito em canteiros, jardineiras, vasos ou recipiente de plantio individual como garrafa PET, etc…

A rega deve ser feita conforme a necessidade, mantendo a terra úmida e não encharcada ou seca. Vedar o sol 15 dias antes da colheita diminui o amargor da verdura, o que pode ser feito individual, cobrindo o pé com um recipiente.

A temperatura ideal para o plantio das hortaliças de espécie chicorium é de 12 a 22°C e sol pleno ou meio sol. Após 50 a 100 dias é possivel iniciar a colheita.

Escreva seu comentário e dica sobre como cultivar chicória.

Assuntos do Artigo:
  • como plantar couve e chicoria em vasos em casa

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Cultivar Chicória – Vitaminas e Benefícios da Hortaliça!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: