Curiosidades

Como é Feito Vidro: Matéria Prima, Funções, Colorantes, História

Como é Feito Vidro: Matéria Prima, Funções, Colorantes, História

como-é-feito-vidro-matéria-primaComo é Feito Vidro

Os primeiro indícios de vidro foram obtidos no Egito, 1.500 a.C. Apesar de não ser o único seu componente principal sempre foi a Sílica (SiO2) e ela é obtida a partir  da areia, que esta presente abundantemente naquela região.

Atualmente o vidro é fabricado praticamente a partir da mesma matéria-prima, ou seja, a areia, de onde é retirada a sílica e adiciona-se também a barrilha, de onde vem o sódio, o calcário, de onde é retirado o cálcio, dolomita, feldspato, sulfato de sódio e caco de vidro.

As matérias-primas utilizadas na fabricação do vidro podem ser classificadas em grupos conforme a função que exercem, confira abaixo.

Matérias-primas utilizadas na fabricação do vidro

Vitrificantes: São aquelas que possuem a passividade de se transformarem em vidro. A principal é a Sílica (SiO2) fornecida pela areia.

Fundentes: Esses materiais se difundem à temperaturas inferiores às da Sílica facilitando o processo. O principal fundente é conhecido como Barrilha, que é um carbonato de sódio produzido a partir da salmoura.

Estabilizantes: Servem para evitar que o vidro se dissolva em contato com a água. O principal é o óxido de cálcio fornecido pelo calcário. Outros estabilizantes podem também ser utilizados em conjunto com o cálcio. Os mais importantes são o óxido de magnésio, que provem a dolomita, e o óxido de alumínio ou alumina, vinda do feldspato.

Afinantes: Serve para retirar as bolhas da massa. Para “afinar”. Para isso é acrescentado à massa, pequenas quantidades de sulfato de sódio.

A sucata de vidro, limpa e selecionada, é usada para auxiliar a fusão.

Podemos ter uma noção melhor da quantidade de cada matéria na produção do vidro, na tabela  abaixo.

Processo de produção do vidro

Gráfico com as quantidades de cada matéria prima usada no processo de produção do vidro

como-é-feito-vidro-componentes

Ainda hoje, em pequenas oficinas, o vidro é feito artesanalmente onde a mistura é aquecida e através de canos os artesãos assopram o vidro ainda liquido para gerar variadas formas e tamanhos. É um processo que requer muita pratica. O processo artesanal não atende a demanda, por isso hoje os vidros artesanais são produzidos na maioria entre artistas e para quem procura produtos exclusivos.

O vidro sem contaminantes é incolor, então para coseguirmos um vidro colorido, adicionamos determinados óxidos ou elementos metálicos à composição para ficarem dissolvidos na massa, interferindo com a luz e assim produzindo as cores.

Os colorantes mais comuns são:

Cobalto (Co): azul   

Selênio (Se): rosa   

Manganês (Mn): vinho.

Ferro (Fe): verde (plano automóvel)

Cromo (Cr): verde (garrafa vinho)
Gostou da matéria sobre como é feito vidro? Comente. Estamos atualizando diariamente nosso site com novidades, informações e curiosidade, confira visitando-nos.

Assuntos do Artigo:
  • matéria prima do vidro
  • qual a materia prima do vidro
  • qual e a matéria prima do vidro
  • qual a materia prima do vidro e como ele é fabricado
  • materia prima para producao de vidro
  • materia prima de vidro
  • materia prima utilizada na producao de vidro

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.