Informação

Como Entender a Crise na Grécia e na Itália: Causas da Crise Europeia

Tudo sobre o que gerou a crise européia – Causas da crise européia – entenda a crise na Itália e Grécia.

 

.Dois dos mais importantes países da Antiguidade, admirados por sua arte e cultura passam por momentos que com certeza não gostarão de lembrar. Grécia e Itália podem ser considerados a retrato da crise que atingiu a Europa no início do século XXI.

Os problemas vêem de todos os lados: dívidas, desemprego, escândalos, corrupção, protestos… Mas por que afinal, esses dois países enfrentam crises tão severas???

.As origens dessas crises estão na formação da União Europeia, quando foi necessária a criação de um pacto para que não fossem fabricadas armas que poderiam ser usadas contra os Estados fundadores da união. Para isso foi necessári dizer adeus ao nacionalismo que gerou a Segunda Guerra Mundial, especialmente na Alemanha.

Como alguns países se reerguiam da guerra foi criada a Comunidade Econômica Europeia onde a circulação de pessoas e mercadorias se tornava livre entre as nações. Dessa forma a Europa buscava o equilíbio entre suas potências e seu fortalecimento.

.Além dos países europeus a Grécia acabou sendo incorporada pelo bloco no ano de 1981 conferindo a comunidade o Selo de Atenas. Após o final da Guerra Fria outros países entraram nessa iniciativa e hoje existem 27 associados.

.Com a crise que atingiu o mundo em 2008 muitos países da UE criaram pacotes bilionários com a finalidade de amenizar seus efeitos. Isso acabou criando um endividamento que atingiu principalmente a Grécia, já que essa recorreu a ao Fundo Monetário Internacional e aumentou ainda mais o seu déficit. Se não bastasse isso a situação econômica do país assustou os investidores e acabou agravando a situação.
 

Na Itália, que também estava endividada o problema foram as polêmicas causadas no governo de Silvio Berlusconi e com o ministro da Economia, Giulio Tremonti. Tudo isso provocou pânico entre os investidores, pânico este que aumentou com a má nota que o país recebeu da Agência Moody’s.

.E assim a situação de agrava no mercado europeu. Mas e você, o que acha dessa situação???

Comente aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • crise na italia
  • causas da crise europeia
  • italia crise
  • crise itália

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. lulanica disse:

    adorei este saiteeeeeeeeeee

  2. coelho disse:

    que show

  3. lulanica disse:

    amei

  4. Alan Oliveira disse:

    Muito bom o conteudo, assim pude entender a crise europeia, mas e ai? quais são as medidas que estão sendo tomadas para amenizar a crise, ouvi falar que a cupula só fará projetos a longo prazo.

  5. jonso jonso disse:

    Gostei D+ fiz meu trabalho vou entregar 01/12/11
    agora qro q vcs joguem gta online muito massa

  6. Leandro disse:

    Gostei bastante dessa materia. Assim fíca bem melhor de entender.

  7. carol disse:

    booom… muito explicado… Valeu.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.