Saúde e Bem Estar

Como Escovar os Dentes e Cuidar das Gengivas – Dicas de Saúde e Higiene Bucal, Evitar Mau Hálito

Como Escovar os Dentes

Hálito bom, dentes branquinhos, gengiva saudável e rosada é o que todos querem com relação a higiene e saúde bucal, mas todo este efeito agradável tem um custo, um trabalho que deve ser repetido diariamente e o resultado na maioria dos casos aparecem e agradam.

Visitar o dentista regularmente, cuidar e escovar os dentes é um hábito que devemos cultivar, fazer parte da higiene diária, não usar fio dental causa mau hálito, o uso do fio dental é uma ação importantíssima e que deve ser feita para evitar cáries, cheiro desagradável na boca causado pelo acúmulo de bactérias. Veja abaixo cuidados com a gengiva, dicas de saúde e higiene bucal e como escovar os dentes corretamente.

Importância da escovação dos dentes

A escovação correta dos dentes vai ajudar prevenir cárie dental, o mau hálito e manter os dentes e gengivas saudáveis. É com a escovação dental e o uso do fio dental que retiramos partículas de alimentos que ficaram nos dentes após a alimentação e removemos as bactérias, que causam o mau hálito, o acúmulo de placa, prevenindo a temível cárie, que é a corrosão do esmalte dos dentes através de um ácido formado pelas bactérias ao se alimentar do açúcar dos alimentos depositados nos dentes.

como-escovar-os-dentes-corretamente-combater-mau-hálito-

Como escovar os dentes

Com uma escova de cerdas médias a macia e com cabeça pequena para alcançar melhor os lugares mais difícies, creme dental com flúor para fortalecer os dentes, fazer movimentos leves, sem forçar a escova contra os dentes, o que podem fazer com que a gengiva desça e a raiz do dente fique exposta. O uso de escovas bem pequenas (bitufo), é ótimo para limpar as laterais dos dentes e indispensável para quem usa aparelo ortodôntico.

Os dentes devem ser escovados pela manhã ao acordar, após todas as refeições e antes de dormir.

Cada escovação deve dura de 4 a 5 minutos, mantendo a escova inclinada sobre os dentes, fazendo pequenos movimentos circulares, na frente, laterais dos dois lados e atrás de todos os dentes, .

Ao escovar os dentes, escova também com delicadeza a lingua, retirando a borra lingual, uma das causas do mau hálito.

É importante também escovar bem próximo a gengive, fazer movimentos de vai e vem delicadamente na gengiva, céu da boca e interior das bochechas, enchaguando bem em seguida.

O uso do fio dental pode ser feito antes ou depois da escovação, o que não pode acontecer é não usar o fio dental. Ele vai limpar entre os dentes, o que a escovação sozinha não faz.

dicas-de-como-escovar-os-dentes-e-usar-fio-dental-da-forma-certa

Importância do uso do fio dental

Usar o fio dental diariamente é muito importante para prevenir cárie dental, evitar o acúmulo de alimentos entre os dentes, evitando mau hálito, doenças da gengiva e riscos à saúde bucal. O fio dental limpa entre os dentes, ele retira pequenas partículas de alimentos, bactérias que alojam entre os dentes e é preciso um cuidado maior além da escovação dental.

Como usar o fio dental

Corte um pedaço de fio dental de mais ou menos 30 cm de comprimento

Enrole a ponta do fio dental no dedo indicador de uma das mãos, segure ou enrole a outra ponta do fio dental com a outra mão e introduza-o de forma que ele fique curvado em volta de um dente e esticado.

Faça movimentos delicados, esfregando de um lado e do outro lado do dente sem deixar chegar até a gengiva, evitando ferir.

Cuidados como fazer uma boa escovação e usar diariamente o fio dental evitam as cáries e perda do dente com o passar dos anos e combatem o mau hálito.

Dicas para ter hálito bom

Uma das formas de saber se está com mau hálito e passar o fio dental entre os dentes e cheirar o fio em seguida. Se estiver com cheiro ruim é sinal de alerta, cuide melhor dos seus dentes escovando e usando fio dental.

Após o uso do fio dental e de fazer a escovação dos dentes, use enxaguante bucal, ele também ajuda a combater as bactérias da boca e melhorar o hálito.

Escreva sua dica ou comentário sobre nossa matéria sobre como escovar os dentes corretamente, cuidar das gengivas e ter hálito saudável.

Assuntos do Artigo:
  • como escovar os dentes de forma correta e prevenir se do maú halito

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.