Scroll Top

Artesanato

Como Fazer Almofada Tipo Futon Em Casa – Almofada para Cadeira com Botões Passo a Passo

Como Fazer Almofada Tipo Futon Em Casa

Lindo, confortável o futon é um tipo de almofada macio, revestido com tecidos variados e dentro dela colocamos espuma e manta acrílica e em seguida é feito o capitonê, o acabamento com botões e as costuras nas bordas que dão um charme a mais nas almofadas.

Após pesquisar modelos e preços, fazer foi a solução e o resultado ficou incrível. Confira abaixo como fazer futon passo a passo, como cortar o tecido, modelos com recorte para melhor encaixe na cadeira, como costurar, pregar o zíper e as tiras para amarrar na cadeira e por fim, como fazer o capitonê.

almofada-tipo-futon-com-capitonê-e-botão

Como Fazer almofada tipo Futon em casa

O futon pode ser quadrado, retângular ou redondo, sendo que para cadeira ele normalmente é quadrado. Hoje vamos mostrar como fazer uma almofada tipo futon que se adapta ao modelo de uma cadeira de casa, portanto o futon tem uns recortes que facilitam o encaixe perfeito na cadeira. Outro diferencial deste modelo de almofada é o zíper, que foi colocado para poder retirar o recheio quando for lavar a almofada, o que vai implicar em desmanchar e fazer o capitonê novamente, uma opção a se pensar.

É bom saber que o mesmo passo a passo pode ser usado para fazer um futon quadrado ou com as medidas que se adaptam a sua cadeira, fazendo o molde com suas medidas.

Material

  • Tecido para futon, com trama bem fechada e forte. Temos no mercado tecido já impermeabilizado, o que facilita na higienização do futon ou almofada.
  • almofada-tipo-futon-para-cadeira-receita-papPara cada 55 cm de tecido com 1,20 cm de largura vai render 2 futons de 40x40x5cm.
  • 1 zíper da cor do tecido de 30 a 40 cm.
  • Linha de costura na cor do tecido
  • Linha de presponto, linha 10 ou de crochê forte para fazer o capitonê  e pregar os botões
  • Agulha de tapeceiro
  • Agulha para pregar os botões
  • 7 botões forrados número 20
  • Tesoura
  • 1 pedaço de espuma no tamanho da almofada
  • Manta acrílica com o dobro da medida do tecido para duas voltas na espuma.

Passo a passo da almofada tipo Futon

1 – Preparar do molde do futon ou almofada. Medir a largura e profundidade da cadeira e fazer o molde conforme as medidas e formato da cadeira. Para o futon é necessário a parte da frente, de trás e as laterais, considerando o recheio que pode ser feito com uma espessura de 2 a 5 cm. Neste modelo foi usado a espuma com 5 cm de espessura, podendo ser mais fina, conforme o gosto. Medir a volta toda da almofada e fazer o molde da lateral com a espessura desejada mais a costura dos dois lados e o comprimento mais as costuras.

espuma-para-almofada-tipo-futon-com-capitonê-botonêNo caso da almofada tipo futon quadrado, a dica é envolver a espuma com manta acrílica, dando duas a três volta para ficar fofo e macio o futon e dar o formato ao capitonê e o formato das bordas do futon. No meu caso cortei a manta acrílica seguindo o molde da espuma. Acredito que envolver a manta na espuma dá um resultado melhor, um trabalho mais fofo e justo nas laterais.

2 – Cortar o tecido usando o molde, deixando nas laterais de 1 a 1½ cm de tecido para a costura e 2 cm a mais para folga entre a espuma e a manta acrílica.  São três partes, sendo frente, costas e laterais da almofada. Fazer a marcação com a carretilha ou giz. Os recortes mostrados na fígura abaixo é para melhor adaptação para a cadeira de casa.

como-fazer-almofada-tipo-futon-em-casa-partes3 – Passar zig zag nas peças para não desfiar.

como-fazer-almofada´tipo-futon-4 –  Unir a tira lateral, abrir a costura e juntar a uma das partes, o que deve ser feito avesso com avesso da frente ou de trás com um lado da tira lateral. VER FOTO ABAIXO.pap-como-fazer-almofada-tipo-futonDICAS – Nos cantos da tira lateral a dica é fazer um pique perpendicular saindo do meio da quina para seguir costurando com facilidade e dar um bom acabamento nos cantos. Outra dica é fazer uma linha vertical a 45° no meio da marcação dos cantos, para alinhar e indicar onde deve chegar à agulha ao costurar.

almofada-tipo-futon-papA abertura para colocar o enchimento do futon ou almofada deve ser deixada na parte de trás e de baixo, de forma que fique escondida quando colocada na cadeira. Nesta parte vai ser colocado um zíper ou pode-se fazer uma costura à mão após colocar a espuma e a manta acrílica. A abertura de ser de 30 cm mais ou menos para facilitar a passagem do enchimento e virar a almofada depois de costurada.

como-fazer-almofada-tipo-futon-como-fechar-

Conferir se as costuras ficaram perfeitas, fazer reparos se necessário e virar o trabalho.

4 – Cortar 4 tiras de tecido com 4,5 cm de largura e de 35 a 40 cm de comprimento para fazer as fitas que vão amarrar a almofada na cadeira. Costurar fechando um dos lados (ver foto acima) e uma das pontas, deixando uma ponta aberta para virar a tira com a ajuda de uma agulha de tricô. Depois de virada a tira, passar zig zag na ponta aberta para não desfiar o tecido. Para cada almofada será necessário 4 fitas.

pap-de-como-colocar-zíper-na-almofada-tipo-futon5 – Pregar o zíper na abertura, sendo que duas das fitas vão ser costuradas ao pregar o zíper, deixando + ou – 4 cm em cada canto do zíper e colocar as fitas prontas, seguir costurando o zíper.

almofada-tipo-futon-com-tiras-no-zíper6 – Enrolar a espuma com a manta acrílica dando de 2 a 3 voltas. Prender com uns pontos para facilitar no enchimento. Colocar o recheio pela abertura com o zíper.

7 – Marcar os pontos para fazer o capitonê e em seguida pregar o botão, formando o botonê falso. Medir o trabalho pronto e dividir conforme o número de botóes que quiser colocar, que pode ser quatro, seis, oito, ….

Para o modelo que escolhi foi colocado 7 botões, sendo 6 na parte central da almofada e 1 botão no encaixe na parte traseira da almofada.

A divisão foi de 10 cm de distância entre cada botão na lateral e 12 cm no comprimento. Marcar os dois lados da almofada e com agulha de tapeceiro (grossa e longa) e linha de presponto quadrupla, passar a linha numa distância de um lado para o outro seguindo as marcações da frente e de trás, puxar bem dando um afundamento formando um acolchoado ou capitonê. Dar em média seis voltas formando um X como se fosse pregar um botão, arrematar e cortar a linha. Seguir trabalhando nas demais marcações da mesma forma, começando sempre pelo meio. Pregar os botões em cada cavidade formada.

Costurar as bordas da almofada tipo futon (opcional), fazendo um alinhavo antes pegando + ou – 2 cm da borda e em seguida, com a linha do presponto na cor do tecido, e agulha de tapeceiro fazer um começo dando um ponto com 0,5 cm, passar a linha num arremate para firmar bem e seguir com os pontos na diagonal entrando e saindo de um lado para o outro dando a volta toda na borda da almofada. Repetir o processo nos dois lados da almofada.

Escreva sua dúvida ou comentário sobre como fazer almofada tipo futon em casa.

Assuntos do Artigo:
  • essas e outras xpg

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Fazer Almofada Tipo Futon Em Casa – Almofada para Cadeira com Botões Passo a Passo!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: