Educação

Como Fazer Bibliografia Normas Vancouver – Dicas e Exemplos Simples

 Bibliografia pelas Normas de Vancouver

tudo-sobre-bibliografia-pelas-normas-vancouver

Já falamos no Blog Essas e Outras sobre como fazer referências bibliográficas pelas Normas da ABNT. Agora chegou a hora de falarmos um pouco das Normas de Vancouver.

Você sabe tudo sobre as Normas ABNT e acha que não tem problemas. De repente descobre que precisa elaborar suas referências bibliográficas pelas Normas de Vancouver, afinal, hoje em dia muitas instituições, principalmente as Universidades da Área da Saúde, optaram por seguir essas normas. O que fazer agora? É simples, aqui selecionamos algumas dicas simples e práticas para te ajudar.

Normas de Vancouver

Primeiro você precisa separar o que vai usar como referência bibliográfica em seu trabalho. É importante ter todos os dados listados abaixo para que sua referência fique completa:

  • Autor da publicação (último sobrenome seguido das iniciais do prenome);

  • Título e subtítulo (quando houver);

  • Edição (a partir da 2ª, seguido da abreviação no idioma da publicação);

  • Local (cidade);

  • Editora Comercial;

  • Ano da publicação.

Trabalhos de um até seis autores, citar todos os autores, separados por vírgula (Ex: Silva C, Brazeau P, Rester C, Barbosa M, Castro B, Rocha J.). Trabalhos com mais de seis autores, mencionam-se até os seis primeiros seguidos da expressão “et al.”

O título é reproduzido como aparece no documento, com as iniciais das palavras significativas em letras maiúsculas (Ex: Dicionário Larousse: inglês/português – português/inglês: míni.).

Quanto a edição, quando mencionada na obra, em algarismo(s) arábico(s) seguidos(s) de ponto e da abreviatura da palavra “edição” no idioma da publicação (Ex: 3. ed. (português); 5. Aufl. (alemão); 4 th ed. (inglês)).

Quando houver mais de um local (cidade), indica-se o primeiro ou o mais destacado. Quando o local não aparece na publicação, mas pode ser identificado, indica-se entre colchetes.

Para citar a editora deve-se abreviar os prenomes e suprimir outros elementos que designam a natureza jurídica ou comercial (Editora, Livraria, LTDA, S.A.), desde que dispensáveis a sua identificação.

A data deve ser sempre indicada em algarismos arábicos e nunca pode faltar, uma vez que é um elemento essencial para referência. Sempre devemos indicar uma data, seja de publicação, copyright, distribuição, etc. Não sendo possível determinar uma data, registra-se uma data aproximada entre colchetes (Ex: [1975] – data certa, não indicada no documento; [1975?] – data provável; [c1975] – data do copyright; [ca 1980] – data aproximada.)

Agora selecionamos alguns modelinhos simples para você seguir:

Livros e publicações similares:

Autor (Sobrenome por extenso) Prenome(s) (Iniciais). Título: (subtítulo se houver). Edição (a partir da 2ª). Local (cidade): Editora; ano de publicação.

Capítulo de livro:

Autor(es) (Sobrenome por extenso) Prenome(s) (Iniciais). Título do livro: (com subtítulo se houver). Edição (a partir da 2ª). Local de publicação (cidade): Editora; ano de publicação. Paginação da parte referenciada.

Anais:

Título do Evento n.º ; data de realização (ano, mês e dias); cidade e estado ou pais da realização do evento (estado ou país abreviado e entre parênteses e por extenso, quando necessário). Local de publicação: Editora ou Instituição responsável pela publicação; data de publicação.

Teses, dissertações e monografias:

Autor. Título:subtítulo (se houver). Local (cidade).Tipo [Grau e área de concentração] –Instituição onde foi apresentada; ano de defesa.

Essas são as regras básicas, as mais comuns em trabalhos acadêmicos.

Gostou das dicas sobre as normas de Vancouver??? Deu para entender como é feita uma Bibliografia??? Comente!!!!

Assuntos do Artigo:
  • normas vancouver 2013
  • normas de vancouver 2013
  • bibliografia vancouver
  • norma vancouver 2013

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.