Como fazer Bibliografia dentro das normas da ABNT – Dicas e exemplos das normas da ABNT para bibliografia de trabalhos acadêmicos.

bibliografia como fazer normas abnt Bibliografia pelas Normas ABNT   Dicas e Exemplos Simples Como Fazer

 Você faz a conclusão e acha que acabou o trabalho, o pior já passou. De repente se lembrar que faltam as referências bibliográficas

 Embora pareça simples na teoria, fazer uma boa Bibliografia segundo as Normas ABNT pode ser bem complicado, principalmente quando faltam bons exemplos.

 Pensando nessa dificuldade enfrentada por muitos estudantes nós preparamos um post recheado de dicas e exemplos para você nunca mais errar nas bibliografias ou referências bibliográficas. Confira:

O primeiro a fazer é selecionar o que poderá ser citado no fim do trabalho. Para sites é necessário que conste o nome do autor do texto ou do artigo utilizado. Para livros em geral não existem restrições.

bibliografia livros 300x270 Bibliografia pelas Normas ABNT   Dicas e Exemplos Simples Como Fazer Feito isso, preste atenção nas informações que você precisará e nos exemplos para cada um dos casos de bibliografia abaixo:

  • Site da Web: Nome do autor do texto. Título do texto. Endereço eletrônico. Data.
Exemplo: SILVA, Antonio da. Com a bola toda. Disponível em: <http://www.comabolatodavila.com.br/futebol/campeonato.html>.Acesso em: 14 de set. de 2007.
  • Revista: Nome do autor do texto. Título do texto. Editora, Estado, Número, Páginas, Data.

Exemplo: SILVA, Antonio da. Com a bola toda. Brasiliana, Mato Grosso do Sul, n. 25, p. 17-23, 14 de setembro de 2007.

  • Livro: Nome do autor do livro. Título do livro. Edição. Estado: Editora, Ano. Páginas.
Exemplo: SILVA, Antonio da. Tudo sobre Futebol: Com a bola toda. 5 ed. Mato Grosso do Sul: Brasiliana, 2007. p. 55-64.
  • TCC: Nome do autor do trabalho. Título do trabalho. Ano. Definição do trabalho – Nome da instituição –  Estado, Ano da apresentação.
Exemplo: SILVA, Antonio da. Com a bola toda. 2007. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Faculdade Estadual de Jornalismo e Comunicação – FEJC, Cuiabá, 2007.

bibliografia revista1 275x300 Bibliografia pelas Normas ABNT   Dicas e Exemplos Simples Como Fazer

Mais exemplos de bibliografia pela norma da ABNT:

5 – Bibliografia

Como fazer bibliografia de

Exemplos de Site:

BERSCH, R.; TONOLLI, J. C. Tecnologia Assistiva. Disponível em: http://www.assistiva.com.br/. Acesso em: 02 Out. 2011.

BERTEVELLI, Isabel C. D. La Educación Musical de personas com deficiência visual y la Musicografía Braille. 2010. <http://www.saccom.org.ar/2010_reunion9/actas/11.Bertevelli.pdf>.> Acesso em: 20/07/2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Manual Internacional de Musicografia Braille. São Paulo. Disponível em:<http:/www.portal.mec.gov.br/publicações.>.Acesso em 15/10/2012.

 Exemplos de trabalhos acadêmicos (TCC):

BOHN, Débora F. O Ensino de Violino Voltado para Deficientes Visuais Integrando o Método Suzuki e a Musicografia Braille. Florianópolis. 2008. UDESC. 2008.

BONILHA, F. F. G. Leitura musical na ponta dos dedos: Caminhos e desafios do ensino de musicografia braille na perspectiva de alunos e professores. Dissertação apresentada ao Instituto de Artes, da Universidade Estadual de Campinas, 2006.

 Exemplos de livros:

FONTERRADA, Marisa T. O. De tramas e fios: Um ensaio sobre música e educação. 2 ed. São Paulo: UNESP, 2008.

GAINZA, Violeta. H. Estudos de Psicopedagogia Musical. 2 ed. São Paulo: Summus, 1988.

SOLER, Miquel-Albert. Didáctica multidirecional de lãs ciências: Um nuevo método para alumnos ciegos, deficientes visuales, y también sin problemas de visión. Barcelona. Spain: Paidós, 1999.

STAINBACK, Susan e William, Inclusão: Um Guia para Educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999

SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. 8 ed. Rio de Janeiro: WVA, 2010.

Suzuki, S. Educação é Amor. Rio Grande do Sul: 1983.

TOMÉ, Dolores. Introdução à musicografia Braille. São Paulo: Global, 2003.

Essas são as regras básicas, as mais comuns de bibliografia em trabalhos acadêmicos. Para ver dicas de como fazer um Projeto de Pesquisa CLIQUE AQUI.

Gostou das dicas? Entendeu como é feita a Bibliografia? Comente, tire suas dúvidas e ajude-nos a melhorar o Essas e Outras.

Etiquetas

  • bibliografia abnt
  • bibliografia de site
  • abnt bibliografia
  • como fazer bibliografia abnt
  • normas da abnt bibliografia
  • normas abnt bibliografia
  • normas da abnt para bibliografia
  • como fazer uma bibliografia abnt