Decoração e Manutenção

Como Fazer Cortina com Varão Com ou Sem Forro – Fotos

Tudo sobre como Fazer Cortina com Varão Com ou Sem Forro, dicas de como cortar, quantidade de tecido a mais para barra e costuras, distânciamento do ilhós e forro e fotos demonstrativas.

Após uma longa temporada de construção ou reforma, comprar as cortinas pode ser quase que impossível. O dinheiro ficou curto ou temos outras prioridades, mas não se desespere, as cortinas são necessárias, fazem parte da decoração e ajudam diminuir a luminosidade (tecido blackout), vedar um pouco a poeira, dar mais privacidade e até amenizar o som em alguns casos.

Fazer cortinas em casa é possível, é um trabalho prazeroso e muito econômico. Você vai gastar bem menos do que comprar uma cortina pronta e além do mais, vai poder fazer uma cortina personalizada, com mais tecido e prática de manter, como é a cortina com varão. Veja aqui no blog Essas e Outras mais uma dica de trabalhos feita por você mesma, mais uma forma de economizar e até ganhar um dinheiro extra, fazendo cortina com varão para vender ou sob encomenda. É só caprichar nos detalhes, nas costuras e acabamento e vai ganhar muita freguesia.

como-fazer-cortina-com-varão-passo-a-passo

Cortina com varão

Super prática, simples de fazer e muito na moda, a cortina de varão embeleza o ambiente. A dica é escolher um tecido que harmonize com a cor da parede e demais peças de decoração. Ela pode ser lisa ou estampada, com tecido de algodão, linho, veludo, ou mais leve, como seda, cetim ou voal, que se faz necessário um forro.

A cortina de varão pode ainda ser longa e tomar a parede toda, ou ser curta e ficar somente sobre a janela ou porta. Temos também dicas sobre como fazer cortina de varão duplo, ou seja, cortina e forro. Confira abaixo dicas e o passo a passo.

Como fazer cortina com varão

Material

  • cortina-com-varão-entretela-e-ilhósMáquina de costura
  • Tecido escolhido com três vezes à medida da largura da parede, para ficar bem franzida.
  • Varão
  • Ponteira
  • Ilhós (figuras 2 e 3 da foto ao lado)
  • Linha de costura
  • Tesoura
  • Alfinetes
  • Fita métrica, metro, régua
  • Entretela de 10 cm – (figura 1 da foto ao lado)

Passo a passo da Cortina com varão

Primeiro você deve tirar as medidas do lugar onde deseja colocar cortina, se for parede toda e cortina longa, meça o comprimento, deixando em média 23 cm a mais embaixo, sendo 20 cm para a barra e 3 cm para a costura. Meça em média 13 cm a mais  na parte de cima, sendo 10 cm para barra e 3 cm para a costura. No caso de tecido fino, compre a mesma quantidade de tecido para o forro.

A cortina longa deve ser instalada abaixo do gesso. A cortina curta pode ter uma distância maior entre o varão e o teto.

Para cortina curta e somente na janela, deixe 20 cm de barra, que você irá dobrar 2 vezes, ficando 10 cm de barra pronta. Nas laterais o tecido deve ficar 15 cm a mais de cada lado, além de mais 6 cm para a bainha lateral, dobrando em dois e costura de 3cm. No alto da cortina, deixe 20 cm para barra, dobrando 2 vezes de 10 cm mais 10 cm, finalizando a barra com 10 cm dobrados.

Corte o tecido ao meio, dividindo-o em duas partes iguais, marque as medidas e alfinete ou alinhave. Para evitar emendas na cortina longa, o tecido pode ser cortado na horizontal, caso não queira, compre 3 alturas da medida.

Embutir a entretela, ao fazer a barra de cima da cortina, faça as costuras laterais e barra.

Como colocar o ilhós

Marque a distância de 9 a 12 cm de um ilhós a outro, tomando o cuidado em deixar número par de ilhós para que finalize na mesma posição. Faça um círculo com o próprio ilhós em cada ponto de marcação, recorte com cuidado, passe zig zag nas pontas para evitar que desfie e coloque o ilhós em cada furo deixado.

Compre o varão na medida da largura da parede ou onde vai colocar a cortina. Para cortina com forro, é preciso varão duplo. Fixar o varão na parede. Passe os ilhós no varão, fixe a ponteira e está pronta sua cortina.

Além do ilhós, você pode fazer passante do próprio tecido da cortina em tiras ou inteiriço ou usar argolas como mostram as fotos abaixo. A figura 1 é uma cortina de crochê de varão com argolas e a figura 2 é uma cortina de crochê de varão com tiras. O mesmo processo pode ser feito no tecido.

cortina-com-varão-com-argola-ou-tira-

Cortina de varão com forro

Para cortina dupla, o forro da cortina deve ficar com em média 5 cm menor do que a parte da frente nas laterais e barra, no restante fazer tudo como foi feita a parte da frente da cortina.

Escreva seu comentário ou dúvida de como fazer cortina de varão.

Assuntos do Artigo:
  • como colocar Cortina com Forró no varão
  • como costurar na cortina aquelas tiras que vem com as argolas para por em varao
  • como fazee cortina normal vira cortina de varam
  • como fazer cortinas de voalcom filtro junto
  • cortinas q no lugar do ilhos bota uma tira do tecido como fazer

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.