Decoração e Manutenção

Como fazer cortina de Trilho Suisso Longa Com e Sem Forro

Confira aqui no blog Essas e Outras dicas e informações importantes de como fazer cortina de Trilho Suisso Com e Sem Forro. As cortinas fazem parte da decoração da casa e dão o acabamento final, mais fino, deixando o ambiente aconchegante. Além de decorar, a cortina tem funções variadas e uma delas é vedar luz e até som. Hoje temos no mercado um tecido conhecido como blackout ou blecaute, com trama bem fechada e mistura de poliester ou até plastificada que bloqueia a entrada de luz, alguns em 70% outros mais.

Tipos de cortinas

As cortinas podem ser de tecidos variados, com textura mais grossa como o linho, o chantoon, o veludo, o jacquard, com texturas médias e os mais finos como o voal, seda e cetim. Elas podem ainda ser longas e que abrangem a extensão toda da parede ou cobrirem somente a janela ou porta onde está.

Temos cortinas com tecido  único, duplo ou até com mais camadas, chales além de adereços. Elas podem ser fixadas com varão onde é colocado ilhós que passam pelo varão, usando ponteiras para segurar as cortinas e decorar ou fixadas com trilho. O moderno, prático e usado atualmente e principalmente em casas com cortineiro de gesso ou outro material é a cortina com trilho suisso. Veja nossas dicas sobre como fazer em casa uma linda cortina com trilho suisso, deixando-a personalizada e ainda economizando um bom dinheiro.

Como fazer cortina de trilho suisso

Material

  • Máquina de costura
  • Tecido ( 3 vezes a medida desejada para ficar bem franzida)
  • Tesoura
  • Agulha e alfinetes
  • Fita métrica ou régua grande de costureira e metro
  • Trilho suisso
  • Rodízios
  • Linha na cor do tecido

Passo a passo para fazer cortina de trilho

Tirar as medidas da janela, deixando 13 cm acima para costurar o franzido e 23 cm abaixo para fazer barra. Nas laterais deixe no mínimo 20 cm, sendo 5 cm para a dobra de 3 cm e 15 cm para as laterais.

Para as cortinas longas e que pegue toda a extensão da parede precisamos medir a parede toda, altura e largura. Comprar tecido com duas alturas para cortina, que deve ter de 2.80 a 3 m de altura e calcule 3 vezes a largura da parede para franzir bem. Você pode cortar o tecido na horizontal para maior aproveitamento, menor gastos evitando também emendas.

Cortar o tecido ao meio deixando duas partes iguais, uma para cada lado da parede. No caso de tecido fino, fazer um pique onde deve cortar e puxar um fio que irá demarcar onde você irá cortar o tecido sem erro.

Para casa com cortineiro de gesso ou outro material use franzidor, (veja foto abaixo), uma tira de tecido sintético com várias linhas que ao serem puxadas após ser costurada no tecido da cortina e presas com nós, vão franzir facilmente. O franzidor pode ser de 2, 4 , 6 e 8 fios e é encontrado em lojas de aviamento, na 25 de Março ou no Brás, Na Rua Joly, em São Paulo onde podemos encontrar também tecidos para cortina e aviamentos por um preço razoável.

franzidor-como-fazer-cortina-com-trilho-suisso

Uma dica importante é ter cuidado para não costurar um dos fios, o que vai ser preciso refazer, pois vai prender o fio e impedir o franzimento.

Como pregar o franzidor na cortina de trilho

Para cortinas grande e de parede toda use o franzidor com 8 fios, como o da foto acima que mede 9cm.

1 – Coloque-o abaixo do tecido na parte de cima da cortina deixando 3 cm de tecido para cima, dobre duas vezes, alinhave ou coloque alfinetes e costure com cuidado evitando prender o fio.

2 – Faça uma costura na parte de baixo do franzidor e outra no meio, sem costurar os fios que irão franzir.

3 – Dobre o franzidor mais uma vez, cobrindo-o com o tecido da cortina e costure bem na beirada evitando costurar os fios.Verifique sempre se prendeu os fios tentando franzir.

franzidor-como-fazer-cortina-com-trilho-suisso-

4 – Amarre de dois em dois os fios dos dois lados para não fugir e puxe franzindo assim a cortina. Veja resultado na foto abaixo.

-cortina-com-trilho-suisso-e-franzidor-cortineiro-de-gesso-2

5 – Passe várias costurar indo e vindo antes do nó dos fios para prender bem. Corte as rebarbas e faça o acabamento nas laterais, dobrando o tecido ou empurrando para dentro as bordas com o auxílio de uma agulha de crochê, por exemplo, e passando uma costura nas pontas.

Costure as laterais dobrando duas vezes e deixando um acabamento de 3 cm. Na barra, dobre duas vezes 20 cm se o tecido permitir ou dobre + ou – 3 cm e depois 20 cm e faça a costura da barra deixando mais ou menos 2 cm entre o chão e a cortina.

Pregue os rodízios, fixe o trilho suisso simples na parede, passe as costuras e barra da cortina e fixe-a no trilho.

Encontramos o trilho suisso em grandes lojas de materiais para construção como Sodimac, C&C, DiCicco, entre outras e geralmente os rodízios vem junto e na quantidade ideal. Divida-os conforme a metragem e quantidade de rodízios.

Como fazer cortina de Trilho Suisso Longa Com Forro

Para fazer a cortina de trilho suisso com forro, use trilho suisso duplo, siga o passo a passo acima para a cortina e o forro, fazendo separado e fixando cada uma delas no seu trilho.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre como fazer cortina de trilho suisso.

Assuntos do Artigo:
  • como fazer cortina para trilho
  • cortina trilho suisso como fazer
  • como fazer cortina de trilho
  • como fazer cortina com franzidor
  • cortina de trilho como fazer
  • como instalar trilho suisso
  • como fazer cortina franzida para trilho

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

3 Comentários

  1. Edenir Neuza da Silva disse:

    O franzidos pode ser usado em tecido grosso? Por exemplo o jacar?

    • Graci disse:

      Olá Edenir

       O ideal é usar franzidor em tecidos mais finos, mas pode também ser feito em tecido mais grosso, como o tecido da foto, que é linhão.

      Faça um teste com o jaquard e comente aqui no blog Essas e Outras.

      Volte sempre.

       

  2. Como fazer cortina de trilho com tecido grosso, por exemplo, jacar.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.