Culinária

Como Fazer Leite de Soja Receita Croquetes Resíduos da Soja

Como Fazer Leite de Soja – Receita Resíduos da Soja

leite-de-soja-benefícios-como-fazer-A soja ou o leite de soja é um alimento alcalino, nutritivo, saudável e rico em vitaminas, proteinas e fibras. Um alimento importante para nossa saúde e que devemos cultivar o hábito de ingerirmos em nossas refeições.

Mulheres na menopausa devem fazer uso da soja na dieta. Falando em dieta, a soja é pouco calórica e ajuda emagrecer. pessoas com intolerância a lactose devem fazer uso do leite de soja.

Separamos para você algumas dicas e receitas do leite de soja e um delicioso croquete, que pode ser feito com os resíduos que sobram ao fazer o leite de soja.

Confira o passo a passo de como fazer leite de soja.

Receita de leite de soja

  • 200 gr de soja crua
  • + ou – 4 litros de água

Modo de preparo

 – Deixe de molho a soja (escolhida e lavada) em um litro de água de uma dia para outro, trocando a água umas três vezes, evitando o gosto da fermentação que acontece. Retire as cascas.

 – Se preferir ou tiver pressa em fazer o leite de soja, deixe de molho em água fervente por quatro horas ou até dobrar de volume.

Após hidratar a soja, coloque em água fervente e ferva por 5 minutos, escorra e dê um choque térmico com água gelada para tirar o gosto característico que muita gente não se agrada. Se quiser, ferva-a  com um litro de água por mais 10 minutos e bata sem jogar esta água.

Após a soja estar “inchada” ou hidratada e livre do gosto “ruim”, bata-a por 5 minutos no liquidificador na proporção de 1 copo de soja hidratada para três copos de água.

Coe a soja batida em um tecido de algodão, novo e limpo ou faça um coador de tecido somente para coar a soja. Esprema com as mãos (bem lavadas ou com luvas de vinil) até retirar todo o líquido da soja batida.

Se desejar, bata este resíduo novamente com 1/2 litro de água e coe. Reserve o resíduo de soja que sobrou ao coar e use para fazer bolos, tortas, panquecas, croquetes, farofas, etc…

Leve ferver o leite de soja por 40 minutos até reduzir e adquirir a consistência desejada. Para fazer TOFU use o leite de soja sem sabor.

Se quiser saborizar o leite de soja, acrescente 5 colheres de sopa de óleo de soja para tirar a adstringência do leite após pronto. A canela em pau coloque durante a fervura, ou adoce, acrescente baunilha, ou bata depois de frio com iogurte, laranja, abacaxi ou outros frutas. Guarde na geladeira por até 3 dias.

Receita de croquete dos resíduos de soja

  • 2 xícaras resíduo de soja
  • 1/2 xícara de trigo para quibe
  • 1 cebola ralada
  • 2 dentes de alho amassados
  • 1 ovo
  • + ou – 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 1/2 xícara de chá de azeitonas pretas picadas
  • sal, pimenta e salsa a gosto

Modo de preparo

Deixar o trigo para quibe de molho em água quente por 30 minutos. Aperte bem para retirar o máximo da água e misture aos demais ingredientes.

Faça os croquetes, empane em farinha de trigo ou ovos e farinha de rosca e frite em óleo quente ou asse, regados com azeite.

Deixe escorrer em papel toalha e sirva com salada de folhas.

Se desejar, recheio os croquetes de soja com queijo ou refogado sequinho de carne moída.

Gostou das receitas de leite de soja, o croquete feito com os resíduos da soja e dicas com soja.

Assuntos do Artigo:
  • bife de residuo de soja receita

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.