Horta e Jardinagem

Como Fazer Muda de Pitanga por Semente e Galho – Cuidados com Cultivo e Poda da Pitangueira

Como Fazer Muda de Pitanga

Recanto dos pássaros quando cheia de frutos e das abelhas na floração, a pitangueira é uma árvore frutífera nativa do Brasil que atrai pássaros e abelhas dá lindos frutos e que nascem verdes e vão mudando de cor até amadurecer e ficarem vermelho forte e bem doce. De sabor doce levemente ácido, a pitanga é uma fruta delicada, de difícil manuseio e transporte, e porisso é pouco comercializada. Para ter o prazer de saborear as lindas, perfumadas e saborosas frutinhas que parecem uma lanterna chinesa pendurada nos finos galhos, a dica é fazer muda de pitanga e plantar em casa.

como-cultivar-e-fazer-muda-de-pitangaA muda de pitanga pode ser feita por sementes, muda enxer, galhos ou estacas de uma pitangueira. De fácil cultivo a pitangueira pode ser plantada no chão ou em vasos e frutificar normalmente. Da família das Myrtaceae, a pitangueira (Eugenia uniflora) gosta de muito sol e terra de preferência com matéria orgânica e úmida. Veja como fazer muda de pitanga por sementes ou ainda com galhos ou estacas da planta mãe de boa frutificação.

como-fazer-muda-de-pitanga-folhas-de-flores-da-pitangueira

Como fazer muda de pitanga

Muda de pitanga por semente

Na natureza é comum ver pequenas mudas de pitanga aleatoriamente no chão, “plantadas” pelos passarinhos, que comem a fruta e soltam as sementes, que germinam e surge uma nova pitangueira.

Uma forma simples de plantar pitanga é com suas sementes, que logo após saborear a frutinha, coloque sua semente num pote pequeno e provisório com terra adubada, com boa drenagem e umidade e cobertura morta até a muda de pitanga atingir em média 30 cm de altura. A partir deste tamanho ela já pode ser transplantada para o lugar definitivo.

A adubação da terra pode ser feita com compostagem orgânica ou esterco bovino curtido, sendo 3 partes de terra para 1 parte de esterco. A pitangueira não exige tanta adubação.

Em recipiente de leite, sucos, refrigerantes coloque 2 a 3 sementes e mantenha num lugar úmido, com sombra até germinar, o que leva em média um mês.Quando chegar na altura de 30 cm, vá colocando a muda de pitanga no sol aos poucos até ela se aclimatar, aí então poderão ser transplantada no chão ou vaso no sol pleno.

A pitagueira tem pouca resistência ao clima frio e geada.

cultivo-de-pitangueira-

Muda de pitanga por galho ou enxertia

Comprar uma muda de pitanga enxertada é uma forma rápida de ter frutos de boa qualidade e  com boa produtividade.

Fazer mudas de pitangueira com galhos ou estacas também é possível e o melhor é que ela vai frutificar em pouco tempo. A dica é pegar um galho novo, fino, retirar as folhas laterais, deixando apenas a ponta superior do galho, em média 5 folhas pequenas ou corte-as nas pontas. Lasque a parte do galho que vai enterrar na diagonal e coloque na água com enraizador industrializado ou caseiro por no mínimo ½ hora. Passar mel com canela para proteger a muda de doenças ecolocar a estaca direto na terra ou enterrar o galho em uma batata deixada de molho por 6 horas no enraizador e plantar a pitanga com a batata junto.

-fazer-muda-de-pitanga-foto-de-flores-da-pitangueira-

Como fazer enraizador caseiro

O enraizador caseiro pode ser feito com feijões ou lentilhas brotando. Colocar 1 parte de lentilha ou feijão para 3 partes de água, esperar germinar e bater em no liquidificador. Guardar em potes com tampa na geladeira por até 15 dias e usar como enraizador. Este enraizador tem um ácido chamado indolbutírico que favorece o enraizamento do galho.

É possível também fazer muda de frutíferas com galho sem enraizador, como a amoreira, pode-se testar com a pitangueira. Colocar num recipiente com terra com boa drenagem e molhada. Cobrir com uma estufa caseira com saco plástico transparente, com garrafa PT ou campânula. Regar assim que necessário mantendo a terra úmida.

Esperar brotar novas folhas e a muda ficar forte para transplantar no local definitivo, que pode ser no chão ou vaso

Como plantar a muda de pitanga no chão

Fazer um buraco no chão de aproximadamente 30 cm de diâmetro e profundidade com espaçamento entre as mudas de 5 metros.

Faça o transplante em dias úmidos, em dias chuvosos para que a muda se fortaleça e desenvolva melhor suas raízes.

Coloque sobre a muda compostagem orgânica ou esterco curtido.

Cuidados com a pitangueira

Para uma boa frutificação é preciso de sol, umidade com boa drenagem sem encharcar, solo profundo, fértil, ou seja, bem adubado. A adubação deve ser feita duas vezes ao ano. A primeira frutificação acontece após o terceiro ano do plantio.

Uma pitangueira bem cuidada pode dar pitangas duas vezes ao ano, sendo nos meses de março a abril e outubro a janeiro a principal época de frutificação, ficando cheia de flores brancas a partir de agosto, que forram o chão ao caírem após nascerem bolinhas verdes que formarão as pitangas e estarão maduras em média em 60 dias após a floração.

Como podar a pitangueira

 Desde pequena, com em média 50 cm de altura deve ser feita a primeira poda de formação, eliminando os galhos laterais e mais baixos.

Anualmente ou assim que necessário podar folhas secas, galhos secos, miúdos, finos, do meio deixando os externos, retirar pontas com excesso de galhos. A poda facilita a ventilação e entrada de sol. O tamanho e altura da pitangueira é definida com a poda, que deve ser feita antes da floração e melhora a qualidade da fruta.

A poda deve ser feita com tesoura própria, sem mastigar o galho.

Pragas da pitangueira

Brocas de tronco, onde se vê pequenos buracos no tronco com sinais de teias. A lagarta faz caminho por dentro do tronco comendo também as folhas da pitangueira. O tratamento é feito com inseticidas nos lugares afetados e poda e queima das folhas e ramos secos.

A mosca das frutas ataca, depositando seus ovos que ao nascerem, as larvas comem a pitanga. O combate pode ser feito com armadilhas, colocando suco doce dentro de garrafas PT com furos na parte de cima, onde as moscas vão ser atraidas pelo cheiro e o açúcar.

Outra praga da pitangueira são as formigas saúvas, de devem serem eliminadas com inseticidas.

Comente.

Assuntos do Artigo:
  • Pele branca labios rosas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.