Artesanato

Como Fazer Ponto Cruz: Passo a passo, Vídeo Tutorial e Moldes

Como Fazer Ponto Cruz: Passo a passo

O ponto cruz é um dos tipos de artesanatos mais bonitos e terapêuticos que existem. Usado para decorar toalhas, panos de prato, roupas e artigos de decoração, o ponto cruz é muito mais simples do que parece e pode se tornar o hobbie perfeito para quem vem procurando algo divertido e produtivo para aprender.

Materiais para fazer ponto cruz

Para começar um bordado você precisará de linha para ponto cruz, também conhecida como linha meada, das cores do desenho que desejar fazer. Também serão necessárias agulhas e o tecido a ser bordado precisará ser etamine, que possui uma telinha especial onde deverão ser colocados os pontos do bordado. 

Por fim, escolha um gráfico do desenho que deseja fazer. Esses moldes podem ser encontrados em revistas de ponto cruz ou mesmo na internet e se parecem com o exemplo a seguir:

Como fazer ponto cruz

Como Fazer – para tornar o passo a passo de como fazer ponto cruz mais claro, o organizamos nos seguintes tópicos:

  1. Corte a linha meada deixando um pedaço de aproximadamente 40cm. Dobre-a ao meio e passe o fio dobrado pelo buraco da agulha.
  2. Encontre o ponto através do qual deseja começar o seu bordado. Conte as casas necessárias no etamine para centralizar o seu bordado e, se preferir, faça um rascunho pintando as casinhas que serão preenchidas com canetinha lavável.
  3. Passe a agulha verticalmente nos espaços anteriores à casa que deseja preencher e puxe a linha até que sobre só um pequeno laço, como na imagem abaixo disponibilizada no site Wagner Reis Artes. Passe a agulha dentro deste laço de modo que se forme um nó e pronto, está iniciado o seu bordado!
  4. A partir de então, todos os pontos serão feitos com um movimento parecido, passando a agulha verticalmente nos dois espaços que antecedem e sucedem a casa que você deseja preencher com o bordado. Por mais que a agulha faça movimentos verticais, o rastro deixado pela linha será diagonal e corresponderá a metade do x necessário para completar o ponto cruz.
  5. Depois de deixar o seu bordado com esse aspecto (///////), você deverá voltar finalizando os pontos para que fiquem assim (XXXXX). Para isso é só passar a agulha do mesmo modo como vinha fazendo, mas pelos espaços que ainda não foram preenchidos, como é mostrado na imagem abaixo.

Feito isso, antes de finalizar uma área bordada é só fazer o acabamento no verso do bordado, garantindo que não sobrem rebarbas do fio que possam desmanchar o seu artesanato. Para deixar ainda mais claro o processo separamos um vídeo tutorial, confira:

Mas e você, o que achou das dicas de como fazer ponto cruz que nós separamos? Elas foram úteis, te ajudaram? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • ccomo fazer ponto cruz
  • como fazer ponto cruz com meada passo a passo

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.