Scroll Top

Decoração

Como Fazer Prega Macho e Fêmea em Cortinas e Diferença

As cortinas podem ter modelos variados e dão um acabamento ou charme a mais em uma sala, quarto ou outro cômodo em que ela for colocada. Podemos fazer cortinas de estilos e modelos variados, como cortina franzida, americana, wave ou paulista, com casinha de abelha no acabamento, com prega macho ou prega fêmea, sendo que as cortinas com prega macho tem um caimento reto e com mais volume ao tecido.

Veja abaixo dicas de como fazer cortina franzida e com prega macho e prega fêmea e qual a diferença entre elas. São dicas de como comprar o tecido, como marcar as prega macho ou fêmea sem dificuldade, deixando todas as pregas do mesmo tamanho e muito mais.

como-fazer-cortina-com-prega-macho-pap-dicas--

Dicas para confeccionar uma cortina

Ao comprar o tecido, a melhor forma para não errar é levar o modelo de cortina que deseja fazer e as medidas da janela para o vendedor calcular a metragem correta, já que dependendo do modelo, da largura e a trama do tecido pode ser necessário mais ou menos metros. Tecidos lisos e com largura maior gasta menos tecido para fazer a cortina. Neste caso, para fazer uma cortina bem franzida ou mais volumosa a dica é comprar mais de três vezes a medida da janela ou parede quando ela for feita para preencher a parede toda.

Nas laterais é feita costura reta, deixando de 1,5 a 3 cm de costura. Na barra a dobra deve ser de 10 a 20 cm para cortina longa.

Para fazer cortina com prega macho ou fêmea vamos precisar de menos tecido, a dica é calcular o tamanho da prega, que pode variar, as mais fundas ficam mais bonitas.

A cortina com prega macho ou fêmea pode ser usada em trilho, varão, sob cortineiro de gesso ou em painel fixo.

Como fazer prega macho

Para fazer prega fêmea na cortina é preciso fazer duas dobras em sentidos opostos que se aproximam na frente da cortina com medida de 15 cm, deixando entre elas um espaço de 10 cm.

É importante deixar o mesmo espaço nas laterais da cortina.

O tecido pode ser mais encorpado como linhão e sem forro, ou feita em tecido mais fino como voal e com forro para bloquear a luz como o blackout ou não.

diferenca-entre-prega-macho-e-prega-femea

Prega fêmea

Na prega macho as dobras em sentidos opostos se juntam na parte de trás da cortina, dando um volume menor, confira acima figura representativa.

Para marcar com mais facilidade as pregas a dica é fazer um molde de papelão com a medida do fundo das pregas e unir as dobras sobre ele até uma linha que marque o meio do papelão.

A dica de um lugar bom para comprar o tecido mais em conta é na região do Brás em São Paulo. Na Rua 25 de Março, na Rua Joly, temos muitas lojas que vendem desde o tecido até os materiais necessários para a confecção e acabamento.

Escreva seu comentário, dica ou dúvida sobre como fazer prega macho ou fêmea em cortinas.

Assuntos do Artigo:
  • cortina prega feminina
  • cortinna com prega macho
  • fotos prega macho em trilhosuiço sala
  • acabamento femea p cortina
  • pregas de cortina
  • prega macho e prega fêmea
  • prega macho como fazer

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (1 Votos, Média: 1,00 out of 5)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Fazer Prega Macho e Fêmea em Cortinas e Diferença!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: