Scroll Top

Horta e Jardinagem

Como Fazer Substrato Orgânico Caseiro de Folhas Secas e Cascas de Vegetais

Substrato Orgânico Caseiro

A busca pelo orgânico na agricultura é grande, já que sabemos os efeitos dos fertilizantes químicos para a natureza. Plantar vegetais com adubo orgânico é uma forma de economizar, cuidar do meio ambiente, ter mais saúde e para quem cultiva em grande escala para comercializar é lucro certo, pois os vegetais orgânicos são mais procurados e o custo é maior no momento.

É preciso ter dedicação e querer fazer o melhor para plantar hortaliças e frutas com substrato caseiro, onde a qualidade, produção ou frutificação é com certeza maior. São muitas as opções de compostagem ou substrato orgânico caseiro, que podem ser preparados com grama, cascas de folhas, cascas de vegetais, esterco bovino, cascas de ovos, borra de café, e até folhas de confrei e urtiga. Hoje vamos dar dicas de como fazer substrato caseiro de folhas secas ou com cascas de vegetais, veja abaixo a maneira mais fácil de fazer compostagem e o passo a passo.

compostagem-substrato-orgânico-caseiro-com-cascas-de-frutas---A melhor forma de fazer compostagem ou substrato orgânico com cascas de vegetais é direto no solo e o produto estará pronto de 15 a 30 dias no máximo. O substrato de folhas secas pode ser feito no solo ou em um recipiente grande como um balde e ter substrato curtido em 90 dias.

Como fazer substrato caseiro de folhas secas

A dica é juntar folhas secas de árvores frutíferas ou não na proporção de 2/3 de folhas secas para 1/3 de terra.

Misturar muito bem as folhas secas e a terra, molhar e colocar a misture em um balde. Uma vez por semana misturar para arejar.

O substrato caseiro de folhas secas demora mais para ficar pronto, em dois meses vamos ter um substrato meio curtido e em 3 meses estará bem curtido, faltando somente peneirar e usar para o plantio sendo 2/3 de substrato para 1/3 de terra ou1/3 de terra, 1/3 de substrato de 60 dias e 1/3 de substrato de 90 dias. Use também o substrato de 90 dias para cobrir ou adubar plantas.

Como fazer substrato caseiro com cascas de vegetais

 Juntar cascas de vegetais como legumes, frutas, hortaliças em geral. Nesta misture pode também colocar folhas secas ou grama seca.

Cortar ou triturar os pedaços maiores de cascas ou alimentos vegetais crus.

Fazer um buraco na terra, colocar os vegetais e cobrir com uma camada fina de terra apenas para esconder as cascas. Molhe uma vez ao dia para não aquecer demais, fermentar e perder os nutrientes e semanalmente misturar tudo muito bem e cobrir com mais terra.

Na terceira semana vamos ter um substrato escuro e semi curtido. Em 30 dias o substrato estará pronto para uso.

È importante colocar nos restos de cascas de vegetais a borra de café, que é um ótimo fertilizante e ajuda afastar o cheiro das cascas ao apodrecerem.

As cascas de ovos quebradas também são muito bem vindas no preparo de substrato orgânico caseiro.

Escreva sua dúvida ou comentário ou dicas sobre nossa matéria de como preparar substrato orgânico caseiro com folhas secas ou cascas de vegetais.

Assuntos do Artigo:
  • folha seca como substrato
  • como fazer o subristrato com folhas
  • como fazer substrato
  • como fazer substrato folhas

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Fazer Substrato Orgânico Caseiro de Folhas Secas e Cascas de Vegetais!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: