Curiosidades

Como Funciona o Touch Screen: Telas Sensíveis Capacitivas e Resistivas

.

.

……………Se os nossos avós ouvissem falar em tecnologia touch screen, com certeza duvidariam que um dia qualquer pessoa no mundo pudesse ter acesso a ela. Toda interação disponível com apenas o simples toque de um dedo pareceria estranho até mesmo para nós se não tivesse se tornado tão comum.

……………Embora pareça ter saído de um filme de ficção científica, hoje o touch screen está disponível nos caixas eletrônicos, celulares, tablets e até mesmo televisões. Mas afinal, você sabe como funciona essa tecnologia??? Agora você vai descobrir.

……………touch screen (em português “tela sensível ao toque”) consiste no fornecimento de dados que são interpretados por algum equipamento, tudo isso tendo como única ferramenta os dedos. Para que esse sistema funcione corretamente, é preciso que estejam de acordo com alguns princípios físicos.

……………Cada modelo de equipamento conta com um tipo de tela sendo que elas podem ser capacitivas ou resistivas. Cada uma delas conta deve ser usada de forma diferente. Veja a explicação:

.

.

……………Telas capacitivas

……………Esse tipo de tela conta com uma camada carregada com eletricidade, mais conhecida como camada capacitiva. Toda a vez que o monitor é tocado, os elétrons dessa camada geram pequenos choques que não são sentidos. Esses choques são interpretados pelo aparelho que calcula as coordenadas e identifica onde ele aconteceu.

……………Então os choques são lidos como comando a ser executado e pronto, o aparelho obedece como se você tivesse apertado uma tecla. Esse tipo de tela usa apenas os dedos.

.

……………Telas resistivas
.
……………Esse tipo de tela não possui a camada com eletricidade, ao invés disso tem duas placas finas (uma de metal e outra de vidro) e a corrente elétrica passa entre elas. O comando é transmitido a partir da pressão causada na tela, e, portanto, é comum o uso de pequenas “canetas”.
.
……………Quando a tela é pressionada, as duas placa se encostam gerando uma mudança no campo elétrico nesse ponto. As coordenadas são enviadas para o sistema de operação que as interpreta, resultando, assim, no comando desejado. Esse tipo de tela é mais usado em caixas de bancos.
.
.
……………Como você viu, não existe nada de mágico nos aparelhos touch screen. É só um pouco de física aliado ao investimento em novas tecnologias. Ma afinal, você sabe qual tipo de tela o seu celular ou tablet tem???

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.