Alimentação

Como Lavar Verduras e Frutas Corretamente – O Que Usar para Desinfetar Frutas e Verduras e Evitar Contaminação

Como Lavar Verduras e Frutas

Saudável, ricos em nutrientes, indispensável na nossa dieta, mas que também pode ter microorganismos, bactérias ou contaminação que fazem mal para a saúde. Estamos falando de como lavar corretamento os vegetais como frutas, verduras e legumes.

Como lavar verduras e frutas

Os microrganismos não morrem somente com vinagre ou limão, que serve apenas para eliminar larvas vivas ou sujeiras. Para bactérias e microorganismos é preciso usar hipoclorito de sódio ou água sanitária na medida certa, menos não desinfeta corretamente e mais pode causar intoxicação no nosso organismo. O uso da solução de hidrosteril também é indicado para higienizar vegetais. Veja abaixo como lavar verdura e frutas da maneira certa, descartando toda e qualquer possibilidade de contaminação ou transmissão de doenças.

o-que-usar-para-lavar-verduras-frutas-legumes-

Como Lavar Verdura e Frutas Corretamente

Antes de usar os produtos indicados para descontaminar os vegetais, o correto é deixar os vegetais pelo menos uma hora na geladeira antes do uso para evitar contaminação durante o preparo para a lavagem. Após gelar por no mínimo 1 hora, lavar cada folha da alface, agrião, couve, escarola, espinafre e demais folhosas, frutas ou ainda legumes delicadamente, em água corrente e esfregando com as mãos toda a extensão da fruta, folha ou legume.

Se necessário, no caso dos legumes, usar uma escovinha ou esponja própria para higienizar vegetais. Retirar folhas queimadas ou manchadas e eliminar. Em seguida, fazer uma solução em um recipiente grande com:

Solução clorada ou hipoclorito de sódio

1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água.

Colocar os vegetais de molho nesta solução por 10 a 15 minutos no máximo, sem deixar mais para não causar intoxicação. Lavar novamente para evitar intoxicação com a água sanitaria.

solução-para-lavar-verduras-e-frutas-como-desinfetar-

Qual água sanitária usar?

No rótulo da água sanitária indicada para higienizar vegetais vem o desenho de frutas e verduras e a indicação do uso correto. A água sanitária para higienizar vegetais deve ter apenas 2% de cloro.

O hipoclorito de sódio é o mesmo que solução clorada para lavar frutas e verduras, é encontrada em supermercados e o procedimento é o mesmo, usando 20 gotas do produto para 1 litro de água. Deixar agir por 5 minutos ou seguir a orientação da embalagem do produto.

Solução com hidrosteril

A solução com hidrosteril é encontrado em farmácias e mercados, sendo indicadas 20 gotas para cada litro de água ou conforme o recomendado na embalagem do produto. Deixar agir por 5 a 15 minutos e escorrer, com ou sem necessidade de lavar novamente, sempre seguindo a indicação do fabricante na embalagem do produto.

Gostou das dicas? Escreva sua dúvida ou comentário sobre como lavar corretamente verduras, frutas e legumes.

Assuntos do Artigo:
  • agoniada causa contrações uterinas
  • look com sandálias rasteirinhas
  • perder peso so tomando sol
  • festa de15 anos havaianas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.