Curiosidades

Como Limpar as Teclas do Piano, Órgão ou Teclado – Dicas para Evitar que Teclado Amarele

Como Limpar as Teclas do Piano

As teclas do piano, órgão ou teclado precisam de alguns cuidados especiais para evitar que sujem e amarelem. Manter as teclas clarinhas e limpas é preciso, faz parte da higiene e conservação do instrumento musical.

As teclas do piano podem ser de marfim, usadas nos primeiros pianos, e que foram probidas para proteger os elefantes, sacrificados para a retirada das presas de marfim transformadas em teclas de piano; já foram feitas de plástico, abandonadas por deslizar o dedo ao tocar, e hoje são feitas de material sintético imitando marfim em relação à porosidade, o que mantém a estabilidade dos dedos na tecla ao tocar.

como-limpar-teclas-do-piano-evitar-que-amarelem-

Como Limpar as Teclas do Piano

No caso do instrumento musical novo, limpar as teclas do piano, órgão, acordeon ou teclado de modo correto sem que amarelem com o tempo, mantendo-as sempre nova é simples, basta retirar o pó das teclas com um pano de limpeza macio, em seguida passe um pano macio úmido bem torcido.

Em caso de manchas, passe um pano de limpeza macio e umido com gotas de vinagre. Sabão de coco, detergente neutro, leite e creme dental também podem ser usados contra manchas mais resistentes a água pura.

Água com vinagre ajuda clarear teclas amareladas.

Outra dica é passar um pincel limpo e seco entre as teclas do piano.

como-limpar-teclas-instrumento-musical

Não se deve usar

Álcool, produtos químicos, veja multiuso, produtos abrasivos como saponáceos, esponjas abrasivas e palha de aço. Estes produtos e materiais de limpeza podem amarelar ou manchar a teclas do piano ou outro instrumento musical de teclas com o tempo e riscar.

Durante a limpeza das teclas do piano é importante não deixar entrar água nem outro produto entre as teclas, durante a limpeza.

Cuidados ao limpar as teclas do piano

Não pressionar as teclas ao limpar, a dica é apoiar cada tecla com o dedo durante a limpeza de cada uma delas, evitando danificar a mecânica do teclado.

como-limpar-teclas-do-piano-amarelas-

Após tocar ou após a limpeza, cobrir as teclas com uma tira de feltro e fechar a tampa do piano ou colocar uma capa no teclado ou outro instrumento musical para evitar o acúmulo de poeira e para evitar que as teclas amarelem.

 Caso de acidentes com bebidas, etc, passar o mais rápido possível um pano limpo úmido e retire a sujeira.

Cuidados antes de tocar, órgão ou teclado

Outra recomendação importante antes de tocar instrumentos musicais de teclas é lavar as mãos principalmente para quem tem suor excessivo nas mãos, a dica é após tocar passe um pano de limpeza úmido. O suor excessivo e a gordura natural das mãos podem amarelar as teclas.

Casos extremos de teclas amareladas

m casos graves de teclas amareladas a dica é procurar  profissional no assunto, podendo ser feita a troca da capa acrílica da tecla ou uma raspagem e tratamento clareador,

Escreva sua dica ou comentário sobre como limpar e proteger as teclas do piano.

Assuntos do Artigo:
  • Como cuidar da amoreira
  • como e costelinha de ripa
  • Crochê saias

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.