Informação

Como Mudar o Nome – É possível Trocar de Nome?

Como Mudar o Nome EScolhido pelos pais? É possível Trocar de Nome?

São nomes femininos em homens e nomes masculinos em mulher ou nomes que remetem a objetos e situações desagradáveis ou que trazem confusão ou desconforto para quem os tem. Mudar o nome é possível e pode aliviar as tensões de muita gente ao mencionar sua “graça”, ou seja, o nome de batismo ou que foi registrado. Apesar de ter sido escolhido pelos pais ou um familiar, o nome pode causar situações de ridículo a uma pessoa, dando a ela o direito de mudá-lo.

Trata-se de uma questão de gosto ou de confusão mesmo que o nome pode gerar para uma pessoa. Segundo reportagem do G1, uma mulher chamada Neura tinha sérios problemas pessoais ao falar ou escrever seu nome. Outra teve resistência do convênio em atendê-la com exames ginecológicos por ter nome masculino.

Estas e outras situações envolvendo nome, como constrangimento, erro de grafia, mudança de sexo, homonímia (nomes iguais), adoção e vítima e testemunha, podem ser resolvidas com a mudança do nome, veja abaixo como mudar o nome, qual o procedimento e onde trocar o nome.

como-mudar-o-nome-onde-e-quando-fazer-

Como mudar o nome

Se você é uma destas pessoas que não gosta do seu nome, quer mudar a ortografia ou tem problemas com ele, fique sabendo que mudar o nome é possível. A partir dos dezoito anos de idade, com comprovação de que não tem problemas com a justiça, que é incomodado devido o nome, poderá mudá-lo.

O procedimento de troca de nome pode ser feito no Cartório de Registro Civil, onde será analisado o situação e dada a informação para cada caso, se é necessário ir até o Fórum, procurar a Defensoria Pública para ingressar com um pedido de mudança do nome alegando problemas.

Segundo autoridades no assunto, o pedido para mudar o nome pode ser negado na justiça caso não tenha um motivo que convença, pois o prenome é definitivo afirma a lei.  O juiz vai avaliar os motivos da mudança do nome e se ele realmente prejudica a pessoa. A mudança de nome pode ser feita no prenome e sobrenome.

Processo pode ser mais rápido para correção de erro de grafia e mais demorada para mudança radical do nome. Para evitar casos de pessoas que querem fugir de problemas com a justiça trocando o nome, é requisitada uma certidão negativa da Justiça Federal, do cartório, dos juizados especiais e do distribuidor de protestos. Se tudo estiver sem problemas judiciais a troca do nome se torna possível quando traz constrangimento a pessoa.

Mais informações sobre como mudar o nome

Para mais informações entre no site Jornal do Senado pelo link – http://www.senado.gov.br/noticias/Jornal/cidadania/mudardenome/index.html

Escreva seu comentário.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.