Lição de casa

Como Ocorre a Tradução do DNA: Tipos de RNA, Etapas, Resumo e Tabela

Como Ocorre a Tradução do DNA: Tipos de RNA, Etapas, Resumo e Tabela

 

Após o post sobre a Transcrição do DNA chegou a vez de falar um pouco sobre a Tradução dessas informações e a Síntese proteica. Esses dois processos resultam na produção de aminoácidos que juntos formam as proteínas, essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Como você deve saber após a transcrição do DNA o RNAm sai do núcleo da célula e vai até o citoplasma, onde acontecerá a síntese das proteínas. Nessa etapa a molécula de RNA mensageiro precisa da ajuda de outros dois tipos de RNA: o transportador e o ribossômico.

O RNA transportador se liga a trinca (sequência de três bases nitrogenadas) correspondente reconhecida na sequência de nucleotídeos. Veja o exemplo:

Como você pôde ver cada trinca dessa corresponde a um aminoácido. Esse aminoácido é conduzido pelo RNA transportador, que como já foi dito, encontra a sua trinca correspondente no RNA mensageiro.

 Em seguida entra em ação o RNA ribossômico. Ele se agrega ao RNA mensageiro e passa por toda sua fita em sentido horizontal, da esquerda para a direita. É assim que é feito o agregamento dos aminoácidos trazidos pelo RNA transportador. Vale lembrar que essa etapa sempre começa na trina UAG (ver tabela) responsável pela produção Metionina.

Enquanto os aminoácidos são deixados no ribossomo é feita a ligação peptídica que gerará fita protéica. Dessa fita serão formadas as proteínas que exercem uma série de funções em nosso corpo.

O que você achou das informações sobre como ocorre a tradução do DNA??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • tradução do dna resumo
  • como ocorre a traduçao do dna
  • tradução rna etapas

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.