Alimentação Saúde e Bem Estar

Como Organizar Alimentos na Geladeira: Dieta Saudável, Evite Gorduras

Dicas do Bem Estar de como organizar uma geladeira saudável, que vai te ajudar a fazer uma dieta saudável e emagrecer.

Guardar os alimentos de forma correta mantendo a geladeira organizada pode ajudar a manter uma dieta saudável. Abrimos a geladeira em busca de algo para comer e a ansiedade nos leva a comer alimentos calóricos, gordurosos podendo comprometer a alimentação.

Para evitar cair em tentação é importante saber como organizar os alimentos na geladeira corretamente. Uma boa dica é guardar os alimentos calóricos em potes fechados e não transparentes para que não fiquem visíveis, e devendo ser colocados em prateleiras inferiores ou atrás dos alimentos saudáveis, sempre em pequenas quantidades para inibir o consumo, como mostrou o professor de marketing Francisco Alvarez.

As frutas e verduras podem ser consumidas a qualquer hora, portanto, a dica é colocá-las em pequenas quantidades em potes transparentes para ficarem bem visíveis e facilitar na hora que a pessoa abrir a geladeira em busca de algo para comer.

Segundo o engenheiro e gerente de produtos Fábio Machado, as hortaliças e verduras que ainda não foram cortadas podem ser guardadas na gaveta mais baixa. Caso esses alimentos sejam cortados, podem ser guardados em potes e colocados nas prateleiras acima da gaveta.

As frutas também devem ficar na parte de baixo da geladeira, onde a temperatura não é tão fria. Alguns refrigeradores têm gavetas específicas para as frutas.

Proteger os alimentos dentro de recipientes é um passo muito importante para mantê-los conservados. O acondicionamento em potes plásticos e saquinhos evita que os resíduos sujem o refrigerador, impede a propagação de odores e facilita a transmissão térmica, deixando o alimento resfriado e preservado.

É importante também que a própria geladeira seja preservada e, para que isso aconteça, a pessoa deve evitar guardar alimentos quentes e abrir a porta várias vezes e por longos períodos ao longo do dia. Isso garante a eficiência do refrigerador e também ajuda a economizar energia. A disposição adequada dos alimentos também contribui para a circulação do ar, mantendo a temperatura correta e uniforme dentro da geladeira.

A porta é a região que mais sofre variação de temperatura. Bebidas e produtos embalados podem ser colocados nesse local, mas produtos perecíveis e frescos precisam ser guardados nas prateleiras de cima, que têm maior temperatura. Ovos e pães, caso a pessoa goste de colocá-los na geladeira, podem ser guardados também nas prateleiras.

Para evitar exageros e excessos, a dica é montar sugestões de cardápios antes de ir ao supermercado fazer as compras para abastecer a casa. Dessa maneira, a pessoa compra itens em quantidades suficientes para serem consumidos rapidamente, sem encher a geladeira desnecessariamente.

Outra dica é deixar prontas saladas de folhas, saladas de frutas, porções de pepino e cenoura picadas e lanches, perto de iogurtes magros, sucos naturais e molhos, para facilitar na hora que bater a fome e a pessoa não ter como usar a preguiça ou a falta de tempo como desculpa para comer algo muito calórico.

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Fonte – G1.

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