Artesanato

Como Pintar Móveis e Prateleiras Feitas em Casa Passo a Passo

Como pintar móveis – Como modificar seus móveis em casa – Dicas de restauração de móveis de madeira com modelos e ideias.

..Como pintar móveis – Móveis de madeira são lindos, e ficam bem em qualquer ambiente. Feitos em madeira maciça, muito comum antigamente ou em MDF, mais usado nos dias de hoje, eles estão sempre na moda e atualíssimos.

.Móveis de madeira são para a vida toda se bem cuidados. Com o tempo, eles podem ser restaurados, ficando mais bonitos ainda que antes.O que fazer para restaurar os meus e como pintar móveis?

.O que fazer para deixar aquela peça em madeira diferente ou mais moderna? Leia as dicas abaixo, use sua criatividade, e mude a decoração da sua casa, o resultado é incrível e moderno.

O acabamento nos móveis de madeira tem a função de deixá-los mais bonitos e protegê-los. Com o acabamento, forma-se uma película, que protege seu móvel da ação do tempo e outras agressões.

Como pintar móveis

.Os produtos mais comuns utilizados no acabamento de móveis são os vernizes, seladores, tintas e fundos. Vernizes e seladores tem transparência. Já tintas e fundos tem colorações variadas a escolher. Veja abaixo dicas de como pintar móveis.

Efeitos de pintura em móveis

.Criar de efeitos especiais de pintura é uma ótima idéia. Os efeitos de pintura mais utilizados são:

  • Decapê – marca os poros da madeira, normalmente em tonalidade clara.
  •  Pátina  – dá ao móvel um aspecto envelhecido, com efeito estriado numa cor só ou mesclado.
  •  Alvejado – muito usado sobre o Pau Marfim confere ao móvel uma tonalidade clara, esbranquiçada e igual.
  •  Pergaminho – dá ao móvel uma aparência de pergaminho.
  •  Ebanizado – uma simulação da cor da árvore Ébano (nativa da África), confere ao móvel a tonalidade preta.
  •  Marmorizado – a pintura imita o mármore.

Tintas para madeira

As tintas usadas para Madeira podem ser:

  • Tintas à base de água –  estas são muito resistentes a luz.
  •  Tintas à base de álcool – são as tintas mais fáceis de aplicar, mais difíceis de manchar, e se espalham de maneira uniforme.
  •  Tintas à base de cera –  que deixam os móveis encerado
  •  Tintas à base de verniz –  são as tintas que colorem a madeira, isolando-a da umidade, sendo mais difíceis de remover.

.

.Para ver o resultado, é importante fazer um teste num canto do móvel escondido. Pode-se criar tons de coloração novas, misturando cores de tintas do mesmo tipo.

Se desejar pintar MDF, tem-se varias opções. A superfície lisa e homogênea,  causada pela distribuição uniforme das fibras possibilita ao MDF acabamentos do tipo envernizado, pinturas em geral ou revestimentos com papéis decorativos, lâminas de madeira ou PVC. Pode-se também unir pedaços, com vantagens em relação à madeira natural, por não possuir nós, veios reversos e imperfeições típicas do produto natural.

Pintura de MDF tradicional:

.Para se iniciar a pintura de uma chapa de MDF, deve-se primeiramente, realizar o lixamento da madeira e retirar todo o pó.
.Após este tratamento preparatório, deve-se passar algum material que impeça a absorção da tinta pela madeira, que podem ser o fundo branco fosco, que faz a selagem da madeira, e após a secagem deste, passa-se a tinta do tipo esmalte, da cor que se desejar.

.Pintura de MDF sem o fundo branco fosco:

.Ao passar a tinta no MDF, sem um tratamento inicial de fundo, a pintura com o esmalte fica de baixa qualidade e parte da tinta é absorvida pela madeira.
.Pode-se portanto fazer a pintura de chapas de MDF, sem o uso do fundo branco fosco. Isso é possível se aplicar algum tipo de seladora que feche os poros da madeira e impeça que a tinta seja absorvida.

.Lixe a madeira e retire todo o pó que restar, em seguida passe uma seladora (resina de acetato de polivinila – PVA) e espere secar.

.As resinas acrílicas a base de água demoram aproximadamente quatro horas para secar, já as resinas a base de solvente demoram apenas uma hora para a secagem.

.A aplicação da seladora pode ser feita com revólver ou com rolo e após a secagem, ela deve ser lixada, para que não de criem ondulações.  Passe finalmente o esmalte.

O MDF pode ser encontrado em lojas de marcenaria, na forma de chapas e podem ser vendidas pintadas ou não.

.Após escolher como vai pintar, e terminar o acabamento da peça, você pode colocar seu toque final, decorando sua peça com seu jeito, exclusiva e personalizada.

.Gostou das dicas de como pintar móveis? Comente aqui no blog EssaseOutras. Obrigada pela visita e até mais…

Assuntos do Artigo:
  • como pintar móveis usados
  • como reformar moveis usados
  • pintura em moveis de madeira passo a passo
  • reforma de moveis usados
  • como restaurar moveis usados
  • como pintar moveis de madeira passo a passo
  • como reformar moveis

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

2 Comentários

  1. angel disse:

    ola como chama a fita que amarra os moveis de bambu

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.