Horta e Jardinagem

Como Plantar Alface – Nutrientes, Benefícios e Dicas de Cultivo em Vasos e Horta

Como Plantar Alface em casa

A alface é uma hortaliça muito apreciada em saladas, lanches, e até sucos, sendo a verdura mais popular entre as demais hortaliças. De fácil cultivo, ter um canteiro cheio de alfaces ou vasos com a hortaliça em casa é possível até em pequenos espaços.

Benefícios da alface à saúde

Com vitaminas A, do complexo B e C e minerais como potássio, fósforo, cálcio, sódio, magnésio e ferro, a alface é calmante, laxante, diurética, desintoxicante, mineralizante. Os talos da alface são usados como calmante e hipnóticos, que agem como sedativo no sistema nervoso, melhora palpitações do coração  e combate a insônia.

Expectorante, a alface ajuda melhorar crises de bronquite, tosse, acalma gripes e resfriados. Por ser diurética, a alface melhora problemas renais e urinários. No combate da azia, de gazes, prisão de ventre, dores intestinais. São muitos os nutrientes e benefícios da alface, mais um motivo para colher lindas folhas de alfaces orgânicas e fresquinhas. É bom lembrar que as folhas de alface roxa ou as mais verdes, ou seja, mais escuras, são mais nutritivas.

A alface tem cálcio, mineral que fortalece os ossos, os dentes. A vitamina A que temos na alface melhora a pele. O ferro combate anemia, a aface prenive alguns tipos de câncer e ajuda emagrecer por ser pouco calórica e rica em fibras.

como-plantar-alface-dicas-cultivo-nutrientes

Como plantar alface

Encontramos variedades de alfaces, e embora pareça sensível e frágil, plantar alface é simples e produtivo. Com outras culturas, numa jardineira, horta ou vaso, a alface cresce linda e viçosa, basta alguns cuidados. Veja abaixo dicas de como plantar alface em pequenos espaços.

A dica é semear alface a cada 15 dias para ter alface sempre. Escolha vasos com mais de 10 cm de profundidade e largura a partir de 15 a 20 cm para um pé.

Em espaços maiores, a dica é variar cores e espécies e fazer colheita das folhas, mantendo o pé de alface e tendo saladas coloridas e saborosas.

alface-roxa-nutrientes-benefícios-As pragas da alface costumam ser mofo cinzento, caracóis e lesmas, de devem ser atacadas ou retirados assim que aparecerem, evitando infestação.

O vaso deve ser colocado num lugar iluminado e ensolarado, Prepare uma mistura de substrato comum (3/4), com (1/4) de substrato caseiro, regue bem e depois de regar, semeie a alface e em dias quentes deixe num lugar com sombra para germinar.

Plantar alface com muda é mais prático e rápido para iniciantes do cultivo de hortaliças. Mantenha o substrato úmido.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre como plantar alface em casa.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.