Horta e Jardinagem

Como Plantar Batata Doce em Casa num Vaso ou Saco de Cultivo

A batata doce é um tubérculo rico em nutrientes, que veio das Américas e é de fácil cultivo. Considerada um alimento funcional e saudável, que fornece energia por ser rica em carboidratos e ser de baixo índice glicêmico. Ela pode ser roxa, branca ou amarela de tons diferentes.

Como Plantar Batata Doce

Nutrientes da batata doce

Os nutrientes encontrados na batata doce são vitamina A, C, minerais como cálcio, potássio e fósforo. Para quem pratica atividades físicas intensas, comer batata doce é uma ótima forma de manter-se alimentado por mais tempo, já que o tubérculo promove a saciedade e fornece energia.

Como plantar batata doce em casa

A melhor forma de plantar batata doce em espaços pequenos num cultivo orgânico é em vaso ou saco de cultivo. Se plantada em horta ou num espaço com outros vegetais, ela vai se espalhar e sufocar plantas menores e mais delicadas.

Dependendo do clima, um caixote de madeira, jardineira, um balde plástico, latão, vaso ou saco de cultivo é possível plantar batata doce, que gosta de lugar mais quente. Basta guiar as ramas e amarrá-las em estacas em forma de tripé, o que deve ser feito a cada 15 dias, para manter as folhas erguidas, sem tocar o chão de terra, podendo criar raízes e batatas muito pequenas.

como-plantar-batata-doce-em-vasos-fazer-muda-

Como fazer mudas de batata doce

As cascas da batata doce ou a batata doce brotando fazem nascer ramas. Para fazer o cultivo, deixe as ramas de batata doce na água para não murcharem e criar raiz e coloque-nas num vaso menor e comprido para enraizarem por + ou – 20 dias.

Prepare a terra do plantio, que deve ser bem adubada, um substrato com areia em partes iguais, onde devemos plantar as mudas ou ramas enraizadas, sendo que para um vaso com 40 cm de diâmetro cabem de 4 a 5 mudas de batata doce. 

Como regar

A rega deve ser diária, mantendo a terra úmida sem encharcar. Evite lugares frios ou proteja a planta com uma armação de plástico transparente enquanto as mudas forem novas. Coloque estacas em forma de tripé para guiar as ramas da batata doce.

A maior ameaça das folhas da batata doce são as lesmas, que devem ser retiradas manualmente, a batata doce é uma planta rústica e resistente a pragas. A cada 15 dias, coloque um pouco de adubo orgânico no vaso ou fertilizante caseiro em caso de terra pouco fértil.

como-plantar-batata-doce-roxa-em-vasos-fazer-muda-

Como colher

As folhas e brotos são alimentos, além da raiz. A colheita acontece quando as folhas da batata doce começar a amarelar e cair, o que leva em média 5 meses, e indica que é hora de retirar as raízes, que devem ficar expostas num lugar arejado para suas cascas ganharem resistência.

Renove sua plantação de batata doce retirando novas ramas antes do outono, fazendo novas mudas.

A batata doce pode substituir com vantagem a batata comum em receitas de sopas, caldos, nhoque, refogados, assadas, etc…

Comente as dicas de como plantar batata doce em casa, cultivando-as em vasos ou qualquer outro recipiente disponível.

Assuntos do Artigo:
  • imvemsao caseira
  • como plantar batata no saco
  • e possivel plantar batata doce em vasos pequenos

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.