Horta e Jardinagem

Como Plantar Cenoura – Dicas de Cultivo Caseiro, Rega, Adubo, Quando Colher

Como Plantar Cenoura em casa

Cenoura é um vegetal da família das Umbelíferas com raiz comestível, de sabor adocicado, cor alaranjada, vermelha, roxa ou branca, sendo a alaranjada a mais comum. Muito nutritiva, muito saudável, a cenoura pode ser cultivada em casa, portanto, vamos dar dicas aqui no blog Essas e Outras de como plantar cenoura em casa, na horta, no jardim ou em vasos.

Confira também, além de plantar cenoura, como regar, adubar, cuidar muito bem da hortaliça, quando colher e os benefícios e nutrientes do vegetal e como ela pode ser nossa aliada em problemas de saúde. Veja informações preciosas aqui para quem quer ter uma horta, um jardim com flores e hortaliças ou plantar cenoura em vasos.

como-plantar-cenoura-redonda-cilindrica

Como plantar cenoura

Sem agrotóxicos, com sabor mais saboroso, plantar cenoura em casa é ter mais qualidade nos vegetais, ter cenoura orgânica para saborear e para quem tem mais espaço, porque não vender e fazer do cultivo de hortaliças uma fonte a mais de renda?  A cenoura é de fácil cultivo e desenvolve bem em vasos e também no chão, a dica é que o solo sem pedras e pode ser cultivada com outros vegetais de cultivo mais demorado, já que a cenoura tem crescimento rápido.

Plantar cenoura no chão, a dica é ter terra fofa, rica em composto orgânico caseiro, que deve ser preparado antes do cultivo, dia a dia e um lugar quente com temperatura ideal de 16ª 22°C. O cultivo da cenoura é feito através de sementes, que devem ser semeadas, já com um espaço entre uma e outra, nascendo já de forma definitiva, sem precisar separar as mudas da cenoura, que sentem a mudança. No período da germinação a rega deve ser mais freqüente.

Para ter sempre cenoura, a dica é semear a cada 20 a 30 dias. A colheita é feita de 3 a 4 meses dependendo da qualidade, a dica é quando as folhas mais velhas começam a amarelar. Em casos de superlotação, a dica é colher cenouras ainda pequenas, que podem ser preparadas inteiras e deixar mais espaço para que as outras desenvolvam mais.

Mantenha a terra úmida para a cenoura ficar suculenta e saudável.

Para plantar cenoura em vasos

Escolha um vaso com mais de 20 cm de profundidade, que pode ser de barro esmaltado para manter a umidade, de plástico, ou outro recipiente reciclado, manta acrílica caso precisa segurar a terra em vasos mais furadinhos, pedrisco no fundo para boa drenagem, substratos, sementes de cenoura curta e um lugar com luz e calor do sol.

As moscas da cenoura é a praga mais temida da cenoura, elas são atraídas pelo perfume das folhas, que ao simples toque ou colheita exalam e chamam a atenção das moscas da cenoura. Plantar outras culturas de cheiro forte, como a cebolinhas é uma forma de disfarçar o perfume das folhas da cenoura.

Nutrientes e benefícios da cenoura

Rica em vitamina A, B², B5 e C e minerais como o potássio, sódio, cálcio, fósforo, enxofre, cloro, magnésio, silício e ferro, a cenoura é ótima para os olhos, pelo alto teor de caroteno que se transforma em vitamina A ao ser metabolizado, além de ajudar a pele no bronzeamento, na textura aveludada e macia.

A cenoura estimula o apetite, uma dica ótima de alimento para as crianças. Ela é rica em fibras, e ajuda melhorar o trânsito intestinal, é laxante, combate gases e perturbações intestinais.

Antiinflamatória, combate anemia, ajuda fortalecer o fígado, é diurética, expectorante, combate vermes, afonia, cálculos biliares e úlceras estomacais.

Cultivar vegetais como a cenoura é uma forma de ter uma refeição mais saudável, orgânica, nutritiva e econômica, dela aproveitamos as folhas e a raiz.

Escreva seu comentário ou dica sobre  como plantar cenoura, seus benefícios e nutrientes.

Assuntos do Artigo:
  • dicas d como semeiar cenoura
  • quando colher cenoura

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.