Horta e Jardinagem

Como Plantar Cereja no Vaso ou no Chão – Dicas de Cultivo, Rega, Poda, Adubo e Floração

Como Plantar Cereja no Vaso ou no Chão

É possível plantar cereja em vaso, sim, um vaso grande, com mais de 60 cm de diâmetro, sol direto para a cereja doce e substrato à base de argila. A cereja pode ser doce (Prunus avium L.) e cereja ácida (Prunus cerasus L.). A cerejeira é da família das Rosaceae, e subfamília das Prunaceas e que se desenvolve e frutifica bem em vasos. Os frutos da cerejeira são pequenos e redondos, que podem variar da cor vermelho escuro ao amarelo. A cerejeira pode ser ainda da espécie decorativa ou a que fornece madeira de lei.

como-plantar-cereja-no-vaso-dicas-para-cuidar

No Japão, a floração da cerejeira decorativa é muito esperada, e no início da primavera acontece o Hanami, festa japonesa que representa a renovação da vida e traz boa sorte, comemorada embaixo de lindas cerejeiras floridas (Sakurá). A cerejeira também é cultivada em outros países, como Portugal e até no Brasil, aonde chegou em 1930 e são cultivada espécies que se adaptaram no clima brasileiro, em regiões mais frias do sudeste e sul do país. No Brasil a floração da cerejeira acontece na maioria das vezes em junho e dura no máximo 2 semanas.

como-plantar-cereja-no-vaso-como-regar-adubar-podarDe origem asiática, a cerejeira frutífera pode ser cultivada em vaso podendo chegar a 2 e 3 metros de altura quando plantada a partir de porta-enxerto anão, como o mahaleb, ideal para cereja doce. A cerejeira pode ser educada e mantida em forma de arbusto ou leque na altura desejada quando jovem.  As flores nascem na primavera e os frutos no verão. Veja como plantar cereja em vaso e como cuidar dela para ter um arbusto saudável e viçoso.

Como plantar cereja em vaso

Um vaso com 60 cm de largura

1 muda de cereja doce ou azeda

Substrato a base de argila ou terra com adubo orgânico curtido.

Como plantar cereja no chão

Para plantar cereja no chão é preciso fazer uma cova grande com 1 m de largura por 1 metro de profundidade e trocar toda a terra, colocando terra boa para plantio com adudo orgânico curtido.

A cereja doce precisa de sol pleno, já a cereja ácida se desenvolve na sombra.

A rega deve ser diaria sem encharcar.

Troque a camada superficial da terra anualmente, na primavera, usando adubagem orgânica ou líquida, que pode ser natural ou não, a gosto.

dicas-para-plantar-cereja-em-casa

Frutificação da cereja

Com 1 a 2 anos após o plantio, pode já acontecer a frutificação nos galhos.

Em dias muito frios com geada, a dica é proteger as flores e frutas, evitando manter a proteção por muito tempo para que aconteça a polinização pelos insetos. Redes são usadas para evitar o ataque de pássaros nas frutinhas.

A cereja doce deve ser colhida e saboreada in natura.

A cereja azeda ou ácida deve ser cozida antes de comer.

O congelamento da cereja pode ser feito in natura sem a semente ou em forma de purê.

Poda da cerejeira

A cerejeira frutífera pode ser podada conforme a espécie. A cereja doce nasce nos brotos novos, que para aumentar a frutificação, é indicado a diminuição do tamanho do broto.

A cereja azeda nasce nos galhos do ano anterior, a dica é podar os brotos no verão para melhorar a frutificação.

Pragas da cerejeira

Se perceber pontos marrons nas folhas da cerejeira, pode ser o cancro bacteriano. A dica é cortar a parte afetada no fim do verão, incluindo os galhos antes que comprometa a árvore toda, aniquilando-a.

Use fungicida a base de cobre. A poda de verão protege a cerejeira da praga da folha prateada.

Comente a matéria sobre como plantar cereja no vaso ou no chão.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.