Horta e Jardinagem

Como Plantar Espinafre com Mudas, Sementes ou Galhos com Raiz- Informações Nutricionais

Como Plantar Espinafre

Rico em nutrientes e benefícios, saboroso, fácil de plantar e com algumas contraindicações questionadas por muita gente. O espinafre é um vegetal que nasce espontâneamente.

Da família das Chenopodiaceae, de origem asiática, com caules suculentos e verdes e muitas ramificações com folhas verdes escura em cima e claras na parte de baixo que se espalham na horizontal. O espinafre é de fácil cultivo, que prefere clima ameno, entre 14 e 24°C e que após 60 a 80 dias do plantio já pode ser colhido.

Com cultivo por sementes, mudas ou galhos enraizados, ter espinafre na horta é manter uma cultura de pouco investimento e boa produção. A parte usada da planta são as folhas e caules. São muitas as receitas que levam espinafre, como croquetes, bolinhos, omeletes, tortas, sopas, caldos, e até patês com talos de espinafre.

como-plantar-espinafre-por-galho-enraizado-semente-muda-De gosto agradável e marcante, o espinafre é rico em nutrientes como vitaminas A, do complexo B, C, D, E, K e PP e minerais como alto teor de ferro, cálcio, fósforo, enxofre, magnésio, sódio, silício, cloro, flúor, caroteno, aminoácidos, porém, tem substâncias consideradas tóxicas, como ácido oxalato, ácido fítico e por ter alta mineralização é contra indicado para diabéticos, pessoas com problemas renais, do fígado, inflamações digestivas, reumáticas e urinárias.

Sua fama de nutritivo é divulgada em desenhos animados, sendo um alimento recomendado para crianças e adultos. Com relação a sua toxicidade, estudos da ESALQ/USP mostraram que em grande quantidade, as substâncias encontradas no espinafre, especialmente o ácido oxálico e fítico, podem causar reações como hemorragias, tremores, problemas renais, perda de peso, além de o espinafre conter substâncias antinutricionais, que atrapalham a absorção do ferro e do cálcio pelo nosso organismo.

plantar-espinafre-no-vaso-horta

Como Plantar Espinafre fácil

O espinafre pode ser cultivado através de sementes direto no solo ou em sementeiras, por mudas ou plantando galhos com raízes. Ao comprar um maço de espinafres com caules enraizados, resolvi plantar na horta e o resultado promete ser promissor.

Solo rico em matéria orgânica, fértil, bem drenado, podendo usar esterco animal, compostagem orgânica ou fertilizantes naturais ou industrializados.

O espinafre pode também ser cultivado em vasos, porém, seu desenvolvimento é maior na horta, sem necessidade de grandes espaços. 

Resistente a pragas, a não ser insetos e fungos que podem atacar a planta devastando suas folhas.

Num pequeno espaço podemos cultivar mudas através de sementes, que pode ser semeadas o ano todo O espinafre prefere temperaturas de 18 a 24 °C e em média 70 dias podemos ter colheita. Em regiões mais quentes, o recomendado é esperar as épocas mais frias do ano para plantar espinafre.

Aproveite galhos com raízes como os da foto ou faça suas mudas direto no chão ou em sementeiras, e quando tiverem com cinco folhas, replante-as para o local definitivo.

Escreva sua experiências, dica, dúvida ou comentário sobre como plantar espinafre.

Assuntos do Artigo:
  • touca croche
  • Notas musicais lembrancinhas 15 anos
  • Imagens legas pra desenhar
  • Gráficos e receitas de tricõ
  • foto de bonecas bebes
  • espinafre pega de galho
  • comprar bonecas de pano

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.