Horta e Jardinagem

Como Plantar Framboesa – Nutrientes, Dicas de Cultivo e Foto da Fruta Vermelha

Como Plantar Framboesa em casa

Lindas, cheias de minúsculas saliências que se unem em um fruto delicado, agregado e saboroso. A framboesa nasce num arbusto espinhento, de fácil cultivo e variedades que frutificam no outono e no verão e se reproduzem através de semente, mudas ou estacas.

Da família das Rosaceae, originária do Leste da Ásia e da América do Norte, conforme a espécie que é muito variada, as Rubus spp como são conhecidas cientificamente podem ser rubus idaeus a de maior valor comercial, rubus niveus (framboesa negra ou do Himalaia), rubus brasiliensis Mart, a framboesa do Brasil e muitas outras espécies. Muito delicadas, são frutos que nascem verdes, e vão do vermelho ao negro ao amadurecerem, quando saem sozinhas da framboeseira. Temos também a framboesa albina, nova espécie que vem sendo cultivada no Brasil. As framboesas quando são retiradas da planta ficam com o miolo vazio, o que a diferencia da amora negra.

dicas-para-plantar-framboesa-muda-terra-ideal-rega-podaAs framboesas são frutas levemente ácidas e suculentas, muito usadas em forma de geleia, gelatina, sorvete, iogurtes, sucos, como fruta decorativa em bolos ou saborear in natura.

Nutrientes e benefícios da framboesa

Rica em nutrientes, a framboesa tem vitamina A, do complexo B, C e minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibras. Na framboesa temos antioxidantes como flavonóides, antocianinas, muito importantes para a saúde humana, que agem contra o envelhecimento precoce, contra doenças do coração, como antiinflamatório, reumatismo, hemorróidas, doenças do fígado e dos rins.

As fibras da framboesa agem beneficamente no funcionamento intestinal. A framboesa é pouco calórica, a cada 100 gramas da fruta temos 57 calorias, o que a faz importante em dietas para emagrecer.

Como Plantar Framboesa

De fácil cultivo, se adapta bem em regiões montanhosas e frias do sul do Brasil. Fruta exótica sofisticada, ainda de custo alto no Brasil, apesar de ser cultivada em algumas regiões do país, inclusive a framboesa albina, amarela ou dourada, sem a antocianina.

O cultivo da framboesa pode ser feito no solo ou em vasos, onde um vaso com 40 cm de diâmetro pode ter até quatro ramos de framboesa. A melhor época para plantar framboesa no Brasil é em setembro e as mudas ter em média 50 cm de altura.

A planta deve ficar em lugar ensolarado e protegido

A dica é usar a poda, que é feita entre maio a julho para formar novas mudas, separando estacas com em média 20 cm que devem ser plantadas na sombra e em lugar úmido. A poda deve ser feita após a frutificação, onde são retirados todos os galhos que deram frutos.

No vaso deve ter cacos ou pedriscos para uma boa drenagem, que devem ser cobertos com substrato rico em matéria orgânica e ter boa retenção de água sem encharcamento. O uso de areia grossa misturada a um substrato à base de argila é recomendado.

A polinização se dá através das abelhas, sua flor é branca e hermafrodita ou autógama.

A frutificação da framboesa acontece no outono e no verão, dependendo da espécie. Quanto mais colher mais frutos ela dará.

A adubação pode ser feita com esterco animal ou composto orgânico e deve ser colocada quando começarem a surgir novos brotos, na primavera e no verão, sendo importante manter a muda bem nutrida. Nesta fase é necessário colocar um suporte para prender os novos ramos.

As pragas mais comuns na framboesa são podridão, ferrugem, fungos e vírus.

Os pássaros amam as frutinhas maduras, a dica é fazer proteção para evitar o ataque de aves.

As regas devem ser constantes, sem encharcar, mantendo o substrato úmido. A dica é usar cobertura morta sobre o substrato, para manter a umidade.

Escreva sua dica, dúvida ou comentário sobre como plantar framboesa.

Assuntos do Artigo:
  • Saia evangelica prega macho 2017
  • Bicos toalhas de croche
  • bolsas da moda 2015
  • Gráfico de crochê para blusa mais grande
  • saia de croche infantil com grafico

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.