Horta e Jardinagem

Como Plantar Gengibre – Cuidado e Dicas de Cultivo, Muda, Rega, Adubo

Como Plantar Gengibre em casa

Na fruteira, na água ou na terra o gengibre brota facilmente, ter em casa um rizoma de gengibre brotando é um incetivo  para o cultivo, pode ser no vaso, na horta ou num cantinho do quintal a dica é ter gengibre para colher uma raíz ou rizoma assim que tiver vontade de tomar um chá, fazer dieta para emagrecer com gengibre, colocar em receitas, fazer bolo de gengibre ou por puro prazer de cultivar plantas.

Veja abaixo o passo apasso de ocmo plantar gengibre em casa, omo aproveitar a raíz brotando e ver dia a dia ele crescer sob seus cuidados.

dicas-para-plantar-gengibre-em-casa

Como plantar gengibre

Vamos precisar de terra argilo-arenosa, adubada e fofa com boa drenagem. Para grande cultivo, a dica é que o plantio seja feito de setembro a novembro.

Planta perene de clima tropical e subtropical, com temperatura de 17 a 35° C, chuvas e frios bem definidos e no tempo certo sem exageros de frio e calor.

Regar bem sem encharcar a terra.

Em um vaso de no mínimo 30 cm de diâmetro, abrir uma cova de 5 a 10 mc de profundidade e oito cm de distanciamento entre os rizomas.

Plantar pedaços de gengibre ou rizomas com um ou dois brotos ou “olhos”, com casca lisa e sem rugas, sinal de frescor. O gengibre brotando da foto acima já mostra sinal de envelhecimento e desidratação do rizoma em algumas partes.

Se além dos brotos o gengibre estiver enraizado é melhor ainda, o que podemos fazer deixando o gengibre na água até criar raiz.

Cobrir o pedaço de gengibre com 5 a 10 cm de terra, e continuar cobrindo de terra assim que crescem.

Deixar o vaso à meia sombra ou luz indireta e ar úmido. A vantagem do vaso é poder proteger a planta em dias mais frios, colocando-o dentro de casa.

Se plantar na horta ou quintal, regar mantendo o solo úmido sem encharcar.

A colheita é fieta de sete a dez meses após o plantio, entre junho e agosto, para o plantei em grande escala. No cultivo doméstico ou familiar a colheita é feita assim que nascerem mais raízes e precisarmos de um pedaço de gengibre, e os demais continuam crescendo.

Quando as folhas amarelarem, época da dormência, não regar a planta.

Benefícios do gengibre

Ótimo para emagrecer, antioxidade, previne o envelhecimento precoce, doenças como diabetes, câncer e doenças cardíacas, ajuda aumentar a imunidade, ótimo para enjôo, para melhorar a digestão, combate inflamações, motivos excelentes para plantar gengibre em casa.

Comente as dicas de como plantar gengibre em casa, mais uma matéria sobre cultivo caseiro do Essas e Outras.

Assuntos do Artigo:
  • qual a epoca do gengibre brotar da terra

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.