Horta e Jardinagem

Como Plantar Girassol em Vaso – Cultivo de Flor Comestível e Benefícios para a Saúde

Como Plantar Girassol em Vaso

Linda flor amarela, grande, que gira seguindo o sol todo dia, que decora e ainda é comestível. Um girassol em um vaso é capaz de deixar o ambiente lindo. Mas como plantar girassol em vaso ou jardineira? Como cuidar, como regar, adubar, o que comer da flor e quando comer? São dúvidas que vamos esclarecer aqui no blog Essas e Outras.

O girassol (Helianthus) é da família das Asteraceae (Compositae), originário da América Central, também conhecido como Helianto. De fácil cultivo, planta anual, que nasce, desenvolve, dá frutos e morre em um ano. Planta que pode chegar a dois metros de altura e que produz uma flor a cada planta. A parte comestível do girassol são as pétalas, que tem sabor suave de nozes, os botões, que são saboreados verdes e tem textura macia, e as sementes, oleaginosas, que é alimento apreciado por humanos e aves.

como-plantar-girassol-em-vaso-nutrientes-benefícios-

Como plantar girassol

O girassol é cultivado através de semente, a partir do primeiro mês da primavera. O vaso, que precisa ter mais do que 30 cm, deve ficar em um local ensolarado e quente.

A terra ou substrato deve ser misturado com pedrisco para uma boa drenagem. A planta precisa de água, a dica é manter o solo úmido sem encharcar.

Se necessário colocar uma estaca para manter o galho reto ao desenvolver-se. O girassol pode ser do tupo anão, que cresce menos e não precisa de estaqueamento.

Proteja a planta de pragas como os caracóis e lesmas. A melhor forma de proteção é cuidar de perto, pegando as pragas com as mãos usando luvas.

Partes aproveitadas do girassol

O girassol pode ser usado como planta ornamental, sua flor pode ser colhida para fazer arranjos, colocar em vasos solitários ou com mais flores, decorando festas, casas, mesas ou para presentear.

como-plantar-girassol-em-vaso-flor-comestível-Suas flores são comestíveis, podendo saborear as pétalas assim que a flor abrir, comer os botões antes de abrir, que são macios e saborosos.

Para colher as sementes, a dica é deixar o meio da flor ou disco floral ficar amarelo, então se corta e guarda em um saco de papel até ficar marrom escuro. Neste ponto as sementes estarão prontas para consumo, que podem ser guardadas em potes com tampa ou torradas.

Benefícios do girassol para saúde

Rico em nutrientes, o girassol contêm vitaminas do complexo B e C, minerais como ferro, óleos benéficos para saúde. Nas sementes encontramos óleos e ácidos orgânicos, vitaminas B¹, B² e cianina.

O girassol age como cicatrizante, expectorante, diurético, para combater asma, gripe, no tratamento da sinusite usando o pó da semente de girassol.

Ele combate febre de malária, é nutritivo, antiinflamatório. O óleo de girassol ajuda combater o colesterol alto e gordura nas artérias.

Contra-indicações do girassol

Pessoas com problemas renais, hepáticos, grávidas ou lactantes devem usar a planta com cuidado.

Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • alergia respiratoria agrava no frio
  • contra indicação do erva mate
  • Cartoes com
  • como plantar girasol em vaso
  • Imagens lindas de piadas engraçadas
  • mensagens engraçadas para morrer de rir
  • modelo de saia curta reta

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.