Horta e Jardinagem

Como Plantar Mandioca – Quando Colher e Dicas de Cultivo

Veja Como Plantar Mandioca, época ideal, quando Colher,dicas de cultivo e seus nutrientes, calorias, vitaminas e beneícios em dietas.

Raiz muito usada na culinária brasileira, originária do sul brasileiro que se espalhou pelo mundo através dos portugueses, a mandioca é conhecida também como aipim, maniva, macaxeira, dependendo da região do Brasil.

A mandioca pode ser mansa ou brava, o que distingui uma da outra é a quantidade de ácido cianídrico. Na mandioca mansa, usada na culinária, encontrados baixos índices do ácido cianídrico no miolo da raiz, tendo concentração maior nas folhas e cascas, mas em níveis considerados aceitáveis. Já a mandioca brava não é comestível, usada somente no preparo de farinhas, onde é neutralizado o ácido tóxico. Confira abaixo os nutrientes da mandioca.

Nutrientes da mandioca

como-plantar-mandioca-vitaminas-e-uso-em-dietasRica em carboidratos e fibras a mandioca é considerada fonte de energia de baixo índice glicêmico, sendo metabolizada lentamente, sem alterar os níveis de açúcar do sangue, portanto é recomendada para pessoas com intolerância ao açúcar e para quem faz dieta para emagrecer. A cada 100 gramas de mandioca cozida temos em média 160 calorias. Nas dietas para emagrecer ela pode ser fonte de carboidratos, sendo trocada por pães, massa, etc.

A mandioca dá a sensação de saciedade, melhora o funcionamento do intestino por ser rica em fibras, é livre de glúten e contém serotonina, responsável pelo bem estar e menos ação negativa do estresse.

A mandioca contém vitaminas do complexo B, entre ela encontramos a niacina, substância que atua no crescimento e no combate do envelhecimento precoce. Ela tem ainda vitamina A, cálcio, ferro, fósforo e betacaroteno nas raízes amareladas, licopeno e betacaroteno.

Como plantar mandioca

Para quem tem um pedacinho de terra em casa, mora num terreno amplo ou quer cultivar mandioca, a dica é aproveitar os benefícios e nutrientes da raiz indígena e ter em casa a planta.

De fácil cultivo, a mandioca resiste a solo pouco fértil, a terra seca e temperaturas acima de 18° C. Veja abaixo como plantar mandioca.

A terra para plantar mandioca deve ser fofa e com boa drenagem para ter um cultivo mais rápido, é importante evitar terra compacta, em blocos e que racham na seca. A terra deve estar úmida sem excesso de água e adubada com matéria orgânica.

mudas-plantar-mandioca-

Como fazer mudas de mandioca

O plantio é feito com as manivas, ou seja, ramas, caules (mudas) maduras, retiradas do meio da haste, com cerca de um ano de idade, de 15 a 25 cm com cinco a sete gemas e + ou – 2,5 de diâmetro, colocados na horizontal em covas de em média 10 cm de profundidade e distanciamento de 60 cm cada muda. As mudas da mandioca devem ser reservadas na colheita, boa época para plantar mandioca.

Quando plantada na horizontal, a colheita é mais fácil, se plantar mandioca com as mudas na vertical ou inclinada, a produção é maior, porém mais difícil, se for manual.

A melhor época para plantar mandioca é em épocas de clima úmido e quente, garantindo o enraizamento, a ramificação e o controle das pragas e mantendo um ciclo de colheita e plantio, garantindo as mudas.

Após secas, onde se caem às folhas amareladas, antes de começarem a brotar novas folhas, a concentração de amido nas raízes é maior, boa época para colher a mandioca.

O tempo ideal para o cultivo de mandioca, entre o plantio e colheita é de em média 9 meses a 2 anos. Evite podar a planta durante o período de cultivo.

Pragas da mandioca

As pragas da mandioca podem ser ácaros, broca da haste, percevejo de renda, mandarová da mandioca, brocas do caule, cupins, formigas, que devem ser combatidas com remédios caseiros para pragas em plantas ou inseticidas comprados em lojas especializadas. A mandioca é sensível a geadas e climas abaixo de 18° C.

Mandioca na dieta e culinária

A mandioca é usada em preparo de sopas, caldos, com carnes e no preparo de massas, pães, frita ou cozida. Para quem faz dieta, a dica é evitar frituras, comer com moderação e cozidas com um fio de azeite para melhor absorção e retenção dos nutrientes.

Com a mandioca é feita ainda tapioca, farinhas, polvilho, etc.

Para ter uma mandioca macia após cozida, a dica é deixá-la na água do cozimento  antes de consumir.

Escreva seu comentário sobre as dicas de como plantar mandioca, vitaminas e consumo.

Assuntos do Artigo:
  • plantar mandioca em vaso
  • como plantar mandioca
  • Mandioca Quanto Tempo Para Colher
  • quanto tempo para colher mandioca
  • como plantar mandioca em vaso
  • como saber se a mandioca esta boa para colher
  • epoca de colher mandioca

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.