Scroll Top

Horta e Jardinagem

Como Plantar Orégano em Vaso ou Horta – Cuidados com o Cultivo Erva Aromática, Nutrientes e Benefícios

Como Plantar Orégano em Vaso

Rico em nutrientes e benefícios para a saúde, o orégano (Origanum vulgare L.) é um vegetal da família das Lamiaceae que pode ser cultivado no vaso, horta ou jardim. Com folhas pequenas, doce, pontudas e com sabor intenso muito usado em pratos da culinária e flor aromática, plantar orégano é um prazer tanto do cultivar como do uso diário das pequeninas folhas tão benéficas à saúde, usadas como aliadas em vários tratamentos.

como-plantar-orégano-em-vaso-dicas-de-cultivo-

Composição e nutrientes do orégano

No orégano foram encontradas muitas substâncias que agem no tratamento de várias doenças, como vitamina A e K, minerais como o manganês, ferro, cálcio, potássio, ômega 3, tanino, cimeno, linalol, thymol,  carvacrol, flavonóides,  são mais de 200 compostos antioxidantes contidos no orégano que agem beneficamente no nosso organismo com efeitos terapêuticos.

Benefícios do orégano

Para tratar úlceras, combater H. Pylore, candidíase, combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce, ótimo expectorante, diurético, antiinflamatório e pode ser usado in natura ou congelado, seco, em forma de óleo, tintura, pó, xarope, para o uso culinário ou na medicina doméstica.

como-plantar-orégano-no vaso-como-podar-rega-

Como Plantar orégano

Plantar orégano em vaso

Para quem mora em apartamento ou não dispõe de um espaço de terra no quintal, a dica é plantar orégano no vaso, para isso será preciso:

1 vaso com em média 30 cm de largura e 30 cm de profundidade.

Substrato caseiro ou não com areia para ter boa drenagem.

Muda de orégano, que pode ser a indicada para o plantio sozinho no vaso ou a muda de orégano do tipo rastejante ou pendente (Nanum), colocada as bordas compartilhando o vaso com outra planta. Comprar muda em locais de confiança ou fazer o plantio através de estacas.

O orégano não se reproduz por sementes.

Quando plantar orégano

A melhor época para plantar orégano e na primavera, e apesar de se adaptar bem em varios climas, a temperatura ideal é de 21° a 25° C.

A planta precisa de sol direto de no mínimo 4 horas por dia, o que garante o aroma do orégano.

Manter o solo úmido sem encharcar.

Como podar e secar o orégano

Cortar as pontas dos galhos com mais ou menos 15 cm de comprimento.

Separar as folhas com sujeiras ou estragadas, não lavar, retirar as folhas dos galhos cortados e espalhar elas em uma assadeira grande, cobrir com papel toalha e deixar secar na sombra num lugar arejado e ventilado por 3 dias. Quando quebrarem de secas as folhas ao serem apertadas estarão prontas para o uso.

Validade de até um ano.

Escreva sua dica ou comentário sobre como plantar orégano.

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Plantar Orégano em Vaso ou Horta – Cuidados com o Cultivo Erva Aromática, Nutrientes e Benefícios!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: