Horta e Jardinagem

Como Plantar Pepino em Vaso – Dicas para Cuidar, Regar, quando Colher

Como Plantar Pepino em Vaso

Um vegetal cheio de benefícios, refrescante, usado em saladas, sucos, como cosmético, plantar pepino em vaso é simples e fácil e uma forma de ter o legume fresquinho, orgânico bem pertinho. Um pé de pepino dá muitos frutos e quase nada de trabalho.

São várias as espécies de pepino que podemos cultivar em casa, e se for plantar pepino em vaso, a dica é escolher a espécie que se adapte melhor ao seu clima. Para climas frios, é indicado plantar pepinos menores com casca cheias de saliências. Já para clima quente e úmido a dica é plantar pepino de casca lisa e pepino mais longo.

como-plantar-pepino-em-vaso-dicas-de-cultivo-fácil

Plantar pepino em vaso por muda

Pouco antes do verão, compre muda pequena de pepino e plante o pepineiro em um vaso de + ou – 30 cm de diâmetro, com substrato à base de argila.

Mantenha o substrato úmido, use cobertura morta e coloque o vaso num lugar quente e protegido do sol.

Plantar pepino em vaso por semente

Coloque em vasos pequenos e biodegradáveis, substrato à base de argila. Coloque nele quatro sementes de lado, para evitar que apodreça e cubra-as com filme plástico. Assim que brotar a muda retire o plástico filme.

Para o plantio direto no chão, a dica é fazê-lo no início do verão e é preciso de proteção transparente, de vidro por exemplo.

Assim que as sementes brotarem e as mudinhas crescerem, transplante-as mais fortes para um vaso maior, com mais de 25 cm de diâmetro, meio de lado no vaso, descartes as mudas fracas e menores. Evite afetar a raiz da muda, e cerca-a com um aro de um vaso descartado, um copo ou pote plástico. Regue e use cobertura morta.

A rega deve ser feita diariamente em dias quentes, mantendo o substrato sempre úmido, sem encharcar. Regue sempre o substrato e não a planta, evitando jogar água sobre elas.

Quando a mudinha tiver 7 a 8 folhas, retire a ponta principal, a do crescimento e direcione os galhos que ficaram para as laterais. Corte também os ramos sem flores superiores a quinta folha. 

Quando necessário e conforme a variedade, use suporte firme para que os galhos subam, colocando treliça, varas, etc.

Adubação

A adubação deve ser feita quinzenalmente quando surgirem os primeiros vegetais. A adubação deve ser rica em potássio.

Evite mexer com as raízes do pepino que são sensíveis.

Corte a ponta da planta para que aumente a produção. Para evitar pepinos amargos, adquira mudas do pepino de casca lisa (Fêmeas). Se as flores machos e fêmeas polinizarem, o pepino fica amargo.

Pragas do pepino

Óidio, que deve ser evitado mantendo a planta úmida.

Lesmas e caracóis.

Quando colher

A dica é colher os pepinos novos, eles são mais macios e saborosos.

Escreva sua dica, dúvida ou comentário.

Assuntos do Artigo:
  • escorar pepino em vasos

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.