Horta e Jardinagem

Como Plantar Physalis no Vaso- Dicas de Cultivo da Fruta Exótica

Fruta delicada, de tons que variam entre o verde, amarelo, laranja e vermelho, sabor doce e ácido, a physalis é uma fruta exótica de fácil cultivo, médio porte e adaptação em climas diferentes. Cultivar esta frutinha exótica e linda em casa é uma terapia, uma decoração e cuidado com a saúde do corpo. A dica é plantar Physalis no vaso, muito usado como ornamentação.

como-plantar-physalis-no-vaso-e-como-cuidar

Nutrientes e benefícios da physalis

A fruta tem vitaminas A e C, sais minerais como ferro, cálcio e fósforo, fibras, é antioxidante, alcalóide, antiinflamatória e contêm substâncias como fitoesteróides e flavonóides. Suas folhas, raízes e frutos são indicados no tratamento de doenças hepáticas e das vias urinárias, reumatismos, diabetes, e doenças da pele. Ela tem ação rejuvenescedora,  ajuda na formação de colágeno e regeneração da pele.

Em forma de chá, sucos, geléias, in natura, a frutinha redonda que vem coberta por uma folha fina é bem aceita, rica em nutrientes e benefícios à saúde, além da beleza da planta carregada de frutos.

phisalis-tudo-sobre-a-fruta-nutrientes-e-benefícios-

Como Plantar physalis em vaso e cuidar

Como é de fácil cultivo, plantar physalis é uma diversão, basta ter um vaso com mais de 40 cm de diâmetro, terra adubada e a muda ou sementes que podemos comprar pela internet ou em lojas especializadas em plantas. Vegetação de ciclo rápido, com apenas 4 a 5 meses do plantio é possível que aconteça a frutificação que leva de 3 a 6 meses de duração. O plantio pode ser feito em qualquer época do ano.

Se optar pelas sementes, a dica é semear em recipientes de plástico ou  isopor em terra ou substrato rico em composto orgânico e após 10 a 20 dias as sementes irão brotar.

Quando as mudinhas estiverem com 20 a 30 cm de altura estarão prontas para serem plantadas no lugar definitivo, que pode ser direto no chão de um pomar ou canto do quintal ou em um vaso, como é o nosso caso. As mudas podem ser plantadas em dupla com 30 cm de distância entre elas.

Quando atingirem 80 cm de altura pode-se colocar estacas ou tutor para manter a planta com caule ereto. A terra deve ser mantida úmida, mas sem encharcar.

A planta gosta de clima quente, devendo ficar em lugar ensolarado.

Poda da physalis

Caso a planta cresça muito, a poda pode ser feita pela metade ou após a geada em regiões frias e esperar novos frutos.

Comente nossa matéria sobre como plantar physalis em vaso e dicas de cultivo da planta.

Assuntos do Artigo:
  • como plantar physalis em vaso
  • Como plantar physalis

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

9 Comentários

  1. Eli Roberto Prado disse:

    Gostaria de saber se preciso podar o phisalis.

    • Graci disse:

      Olá Eli

      A poda da physalis é feita se necessário, quando a planta cresce demais. Pode a planta pela metade ou o mais baixo possível para que venha novos brotos e novos frutos. 

      Volte sempre.

  2. Luiz disse:

    Ola boa noite , uma das minha mudas de fysalis esta com o caule e as ligações da folha meio "roxiada" alguém sabe o motivo?

  3. José Rosas disse:

    Muito grato pelas dicas que me deram.

    Abrço

  4. Gostei muito da materia, pois tenho varias mudas desta fruta.

  5. maria josé alves disse:

    A explicação foi de grande importância para mim, obrigada pelos esclarecimento

  6. Leandro disse:

    Meu physalis tem tido folhas retorcidas, deformadas… os brotos já nascem deformados… aparentemente não enxergo nenhum bichinho. Mesmo assim, apliquei fumo, inseticida para plantas, neem… nada muda. Está em uma janela para o leste, em um vaso de 5 litros. Tem sido adubado. E rego todos os dias pela manhã.

    • Graci disse:

      Olá Leandro
      O Physalis não gosta de excesso de umidade, podendo sofrer ataque de fungos. Apesar de ser uma planta resistente à doenças, pode ser atacada por ácaros, broca pequena e tripés.
      A dica é em dias chuvosos e úmidos fazer uma prevenção de pragas, com calda bordalesa ou remédios caseiros, veja uma de nossas matérias sobre fungos – http://essaseoutras.xpg.uol.com.br/wp-admin/post.php?post=119924&action=edit

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.