Horta e Jardinagem

Como Plantar Pimenta – Dicas de Cultivo em Hortas e Vasos com Pimenteiras

Como Plantar Pimenta  e fazer mudas

Usada como proteção para pessoas supersticiosas, a pimenteira deve estar na entrada da casa, na vista de quem entra ou passa por ali, o que faz do ato de cultivar ou plantar pimenta em vasos ou horta é um hábito comum e muito saudável, já que a frutinha vermelha e ardida também é rica em nutrientes e cheia de benefícios à saúde.

Confira abaixo dicas de como plantar pimenta, como ter em casa um vaso de pimenteira cheio de pimenta e muita beleza para os olhos e um toque especial de tempero na culinária. Veja os nutrientes da pimenta, como ela pode ser nossa aliada no tratamento de alguns problemas de saúde e dicas de como plantar pimenta em casa.

Como plantar pimenta

Nutrientes da pimenta

Os nutrientes da pimenta são vários, como a vitamina A, C, substâncias como carotenóides, serotonina, capsaicina e piperina. Encontramos na pimenta ágraxos, flavonóides, saponinas e óleo volátil.

como-plantar-pimenta-em-vasos-reaproveitados

Benefícios da pimenta

As pimentas em geral, seja ela malagueta, dedo de moça, pimenta biquinho ou de cheiro são muito benéficas à saúde, desde aliada em dietas para emagrecer, como antiinflamatório, para melhorar a circulação sanguínea, combater o mau humor e a depressão, ajudar controlar a glicemia, como afrodisíaca, analgésica ou para ajudar no tratamento de doenças reumáticas.

Como Plantar pimenta em vasos

Para ter um lindo vaso com pimentas é preciso:

  • 1 vaso com mais de 30 cm de diâmetro
  • Pedriscos, isopor ou cacos para drenagem
  • Substrato para plantio
  • Muda de pimenta

Como plantar pimenta

Coloque no fundo do vaso o material para drenagem, coloque o substrato em até ¾ do vaso, plante a muda de pimenta no meio do vaso, cubra com mais substrato.

Molhe bem a muda mantendo o substrato úmido, sem encharcar ou ressecar.

Como plantar pimenta com sementes

Em uma jardineira, vaso ou potes menores para replante depois, coloque material de drenagem, substrato deixando mais ou menos 5 cm da borda, regue antes de semear, espalhe as sementes, cubra com uma camada fina de terra, antes de semear e mantenha o substrato úmido. A pimenta pode ser semeada o ano todo na maioria das regiões e de agosto a dezembro em regiões mais frias.

Uma dica importante é cobrir o vaso com filme plástico depois de semear e manter até a germinação.

A pimenta demora a brotar e crescer e precisa de um lugar quente e ensolarado. Quando alcançar em média 12 cm, mude para um vaso maior ou para uma horta ou jardineira.

Adubo

Assim que florescer, coloque composto orgânico ou adubo.

É importante cortar a ponta da planta para favorecer um crescimento aberto e mais produtivo.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre como plantar pimenta em vasos ou horta com muda ou sementes.

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.