Sem categoria

Como Plantar Uva com Semente, Estaca ou Galho – Informações de Cultivo

Como Plantar Uva com Semente/Estaca

Plantar uva faz parte da cultura de imigrantes no Brasil e em muitas regiões o cultivo e fabricação de vinho é tradição. Os benefícios e nutrientes da uva são muitos, e saborear um cacho de uva doce, nutritivo e saudável pode ser mais fácil do que se pensa. Ter em casa uma parreira além de ser uma terapia, traz qualidade na dieta.

Mas como plantar uva através de sementes, com estacas ou galhos de poda? É possível separar as sementinhas da fruta e com elas fazer mudas de uva da qualidade que preferir. Seu vizinho ou amigo fez a poda anual da parreira, é bom saber que dos galhos cortados que serão eliminados, os mais fortes podem ser plantados e com ele fazer mudas de uva fortes e produtivas.

como-plantar-uva-com-sementes

Foto reprodução

Como plantar uva com sementes

Em sacos de plantar ou vasinhos com substrato e sementes umedecidas por 24 horas em água com fina camada de substrato para cobrir as sementes que devem estar protegidas com uma mini estufa, que pode ser feita com o fundo da garrafa pet pode ser iniciada a germinação da parreira.

Assim que germinar,  e a muda estiver com mais de 6 folhas e mais de 8 cm de tamanho, no início da primavera, aos poucos a mudinha vai se adaptando a natureza, em temperaturas diurnas de em média 20°C e noturnas de 15°C.

Manter o solo úmido sem encharcar e tomar sol direto de 6 a 8 horas diária é o recomendado.

Outra forma de fazer germinar sementes é deixar 24 horas na água, em seguida fazer uma sementeira com musgo, areia ou até papel toalha molhado, cobrir com o material escolhido com em média 1 cm e levar gelar em temperatura de 1 a 3°C  de 2 a 3 meses.

Transferir as sementes na primavera para um substrato úmido sem encharcar até germinar e então a muda já com 6 a 8 folhas, transplantar para uma estufa de em média 30 cm até a adaptação, que deve ser feita lentamente em temperatura de 20°C de dia e 15°C à noite. Com a muda forte, colocar no lugar definitivo, cuidando sempre em manter a terra úmida, sol direto e as podas anuais de formação no início e depois da parreira formada, as demais podas indicadas para limpeza e frutificação. Ver como plantar uva e cuidados.

Como plantar uva com mudas

Com terra adubada e arenosa, num vaso, recipiente de plástico ou saco de plantio com boa drenagem e estacas fortes e maduras com em média 30 cm é possível fazer muda de uva. Retirar as folhas inferiores, deixando somente as da parte de cima, deixar de molho em água por 24 no mínimo, em seguida raspar levemente a parte que irá ser plantada e colocar a estaca num enraizador natural ou industrializado por 20 minutos e em seguida plantar o galho.

 Ao ser podada uma parreira, separar galhos fortes, da grossura de um lápis para fazer mudas.

Deixar a nova plantinha num lugar iluminado, sem luz do sol direta e com boa ventilação, mantendo a terra úmida. Quando perceber que a muda está enraizada, forte, com folhas novas, fazer o transplante da muda para o local definitivo, que pode ser um vaso grande ou no chão, colocar uma cobertura morta para manter a umidade do solo, cuidando com rega certa, adubação e podas de formação, limpeza e frutificação conforme o desenvolvimento da planta.

Escreva aqui no Essas e Outras sua dica, dúvida ou comentário sobre como plantar uva através de sementes ou estacas.

Assuntos do Artigo:
  • allinurl: online X-Men 3
  • Calças jeans jovem
  • Mensagem linda
  • As Melhores Maquina Para Desenhar No Corte De Cabelo Masculino
  • Gráficos para crochê
  • Imagens piadas engraçadas para rir

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.