Horta e Jardinagem

Como Plantar Uva em Casa – Dicas para Cultivar a Fruta

Como Plantar Uva em Casa

como-plantar-uva-caramanchão-dicas-Mesmo morando na cidade, é possível ter em casa uma horta com verduras, frutas e hortaliças colhidas na hora de usar e o que é mais importante, sem agrotóxicos, podendo colher alimentos saudáveis e orgânicos.

É possível com um pedacinho de terra ou mesmo em vasos você pode plantar morangos, alface, rúculas, tomates e muitas outras hortaliças, mas é pomar, como ter um pomar com pouco espaço? Veja aqui como plantar uva em vasos.

Separamos para você algumas dicas de ouro, de como ter em casa um pomar, plantando frutas em vasos e em pequenos espaços. Frutas como amora, pitanga, jabuticaba, romã, acerola, laranja trepadeira, uva entre outras, podem ser plantadas em casa facilmente, com colheita considerável para a família.

Hoje vamos dar dicas de como plantar uva em casa e dicas de como cultivar a fruta sem dificuldade, confira abaixo os benefícios da uva, algumas informações importantes e como plantar uva em casa.

Uva e seus benefícios à saúde

A uva é o fruto da vinha, videira ou parreira, como pode ser chamada, um tipo de trepadeira que pode ser cultivada em pequenos espaços.

Muito benéfica à saúde e rica em vitaminas, a uva é antioxidante, anti-inflamatória, rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, cálcio, fósforo, enxofre e manganês. A uva ajuda prevenir infartos, derrames e câncer, atua na circulação sanguínea, previne doenças do coração e é considerada um elixir da longevidade. Veja mais sobre os BENEFÍCIOS DA UVA À SAÚDE

Como plantar uva em casa

como-plantar-uva-em-casa-dicas-Em vaso grande ou no solo direto, tendo um pequeno espaço mínimo de 10 m², você pode cultivar uvas sem dificuldades. Quanto mais luz do sol, melhor será a qualidade e doçura da uva.

A muda da parreira pode ser feita a partir de sementes, estacas ou galhos ou com muda comprada pronta para o plantio.

Germinação da parreira por semente

Para germinar a semente da uva a dica é deixar as sementes de molho em água por 24 horas, em seguida plantar em musgo umedecido, papel toalha molhada ou substrato úmido, deixar na geladeira por 2 a 3 meses e depois plantar num substrato ou terra adubada. Deixar num local com luz solar indireta até germinar e atingir um tamanho que possa ser plantado no local definitivo, com em média 8 folhas.

Plantar parreira por estaca ou galho

Plantar uva com galhos ou estacas é fácil, é preciso galhos de poda fortes, da espessura de um lápis e vivos, com gemas, que devem ser deixados de molho na água no minimo por 24 horas até 1 semana e depois de serem mergulhados num enraizador por 20 minutos, são plantados em vasos menores e transparentes de preferência para vermos o enraizamento.

Assim que emraizar e nascer folhas, quando a muda estiver forte, replantar para o local definitivo, mantendo os cuidados citados abaixo.

Plantar uva por muda enxertada

A muda de uva na terra ou seja no torrão, pode ser plantada em qualquer época do ano onde a água para irrigação é acessível, quando não, a melhor época é de outubro a dezembro. Já a muda sem terra, é recomendado o plantio nos meses de julho a agosto.

Preparação da terra

O substrato deve ser a base de argila e areia grossa para ter boa drenagem, ser fértil, podendo também ser preparado com composto orgânico. É bom evitar lugares com excesso de vento, quando isso ocorrer, a dica é fazer uma proteção para amenizar o vento na planta ou seja um quebra vento. Para plantar uva em vaso, a dica é que no mínimo o vaso tenha 40 cm de diâmetro e de profundidade.

A uva é planta de clima temperado, porém é de fácil adaptação em climas e solos variados, sendo o solo ideal, areno argiloso. O clima recomendado para cultivar uva é o com temperatura de 15 a 30 graus.

É preciso fazer um caramanchão, um suporte para sustentar os ramos que crescem.

Adubagem para uva

A dica é fazer fertilização  de liberação lenta, para evitar o escoamento dos nutrientes em pouco tempo, em média seis semanasa. As opções de adubagem orgânica de liberação lenta são folhas de confrei misturadas ao substrato antes do plantio, solução com folhas de confrei para regar a planta e cobertura morta de folhas em decomposição, matéria orgânica curtida, cascas ou substrato caseiro,que além de nutrir vai manter as raízes frescas.

Como fazer as podas da uva

dicas-de-poda-de-uva-videira-parreira-vinha-Existem vários tipos de poda na uva, podendo ser a poda de formação, a poda de rejuvenescimento e a poda de produção ou de frutificação.

Primeiras podas da uva

A poda de formação são as primeiras podas anuais, feitas normalmente nos três primeiros anos de vida da videira. A poda de formação é feita para fortalecer a planta garantindo bons frutos no futuro e para estruturar os ramos no suporte ou caramanchão. Os primeiros cachos de uva fortes vão nascer no segundo ou terceiro ano da parreira.

Não tenha dó, se a guia ou galho principal estiver fraco, podar baixo para ele fortalecer, fazer uma poda radical. Deixar de 0,50 cm a 1,5 m conforme a grossura da guia. Limpar sempre a base e brotos no cavalo ou galho porta enxerto, são brotos que roubam a força da planta.

Nos anos seguintes, deixe os galhos novos com 2 a 3 gemas, cortando suas pontas e cachos fracos. Veja na foto ao lado dicas da primeira poda e de como encaminhar a parreira maior.

Poda de limpeza

A poda de limpeza ou rejuvenescimento, onde é cortado galhos doentes com pragas e secos.

Poda de frutificação

A poda de frutificação ou produção é a que garante a boa frutificação. Chamada poda de inverno, a poda de  produção ou frutificação deve ser feita do final de julho e começo de setembro.

A mais importante de todas, a poda de produção é quando é cortado ramos do ano que estão fraco, em grande quantidade ou com doença e garante mais vigor, qualidade do fruto e harmonia na produção.

Ao podar os ramos mais fortes, deixe de uma, duas ou mais gemas férteis, com cachos. O corte deve ser feito logo acima da gema que deixou e feito enviesado ou bisel, deixando o lado mais longo do lado da última gema. A poda é feita na época da dormência da planta, onde caem as folhas e vai  até nascer os primeiros brotos, um sinal de que está passando da época de podar a parreira. Quando tiver poucas folhas é hora de podar a videira.

como-plantar-uva-em-casa-dicas-cultivo-A uva niágara rosada é recomendado a poda  curta. A uva Itália, benitaka, rubi, uva Brasil, fina de mesa é recomendado a poda longa, com mais de seis gemas.

Entre os ramos deve ter boa circulação de ar e luminosidade, protegendo a videira do ataque de fungos e doenças.

Os cachos de uva vão crescer nos ramos que nasceram no ano, a partir dos antigos.

Estas são algumas dicas de como plantar uva em casa, como cultivar  uma parreira em um espaço pequeno.

 Gostou das dias sobre como plantar uva? Escreva seu comentário.

Assuntos do Artigo:
  • como plantar uva em casa
  • como plantar uva
  • mes de plantar uva
  • plantar uva

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

7 Comentários

  1. Joel de Oliveira Batista disse:

    Buscando como plantar UVA NIÁGARA em vaso, deparei com as dicas oferecidas por vocês, oque veio à calhar !

    Gostaria muito que se possível, uma orientação mais AMPLA E CLARA sobre,preparação da terra, tamanho do vaso,

    primeira poda, tempo para a 1ª produção, enfim todos os cuidados necessários para obtenção do sucesso.

    Caso queiram me ajudar, envie-me por email ou por uma cartilha específica via correio.

    Estou à disposição para sanar qualque dúvida.

    Muito obriado

    Joel

     

     

    • Graci disse:

      Olá Joel

      Nossa matéria sobre como plantar uva foi atualizada com as informações mais claras e detalhadas sobre a preparação da terra, tamanho do vaso, primeira poda e primeira produção. Em breve vamos publicar uma nova matéria sobre como cultivar uva em vasos  ou num cantinho de casa.

      Grata pelo comentário e visita, volte sempre.

  2. Ilza disse:

    Gostei das dicas de poda para frutificação e limpeza, vou revigorar a minha

  3. Galileu F.Grisi disse:

    Gostei muito das fases do plantio da uva, entretanto ficou a desejar porque o ponto principal nao foi abordado, como seria efetuado a germinaçao ou seja a semete no local.ou caule.gostaria de obter a fase inicial.grato.

    • Graci disse:

      Olá Sr Galileu

      Grata pela dica, já acrescentamos na  matéria do nosso blog Essas e Outras como fazer a germinação da uva por semente ou muda por estaca ou caule, além de um novo post com o tema.

      Continue nos visitando.

       

  4. Geomar disse:

    Bom dia sou Espírito Santos Vitoria gostei muito das orientações tenho um quintal enorme quero plantar mais pés de uva gostaria de saber se o clima e compativel

    • Graci disse:

      Olá Geomar

      O ideal para o plantio de uva é o clima temperado, porém, ela é de fácil adaptação a clima e solo. Em várias regiões do Espirito Santo, com seu clima tropical úmido, tem sido cultivado uva, inclusive próximo à praia. Li uma reportagem da TV Brasil, onde um produtor de Vila Velha, região Metropolitana de Vitória, decidiu plantar uva perto da praia e enfrentar o desafio.

      Vale a pena plantar a uva, cuidar de perto e ver o resultado, seguindo as dicas da nossa matéria ou ainda pedindo mais orientações de profissionais habilitados para ter uma boa produção de uva.

      Se tem espaço, aproveite e vá em frente.

      Comente aqui o resultado.

      Boa sorte.

       

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.