Horta e Jardinagem

Como Preparar Vaso Duplo para Plantar Batata – Dicas de Cultivo e Cuidados

Vaso Duplo para Plantar Batata

A batata (Solanum tuberosa) é um tubérculo da família das Solanáceas, originária do Peru e Chile. Saborosa, nutritiva e muito apreciada no mundo todo, a batata ou batatinha é rica em nutrientes e tem vários benefícios para a saúde.

Nutrientes e benefícios da batata

Com vitamina A, do complexo B, C, minerais como o potássio, fósforo, enxofre, cálcio, magnésio, cloro, sódio, silício, ferro, manganês e arsênico.

O suco da batata combate acidez estomacal e até úlcera gástrica, sendo uma protetora do estômago. A batata ajuda tratar azia e queimação estomacal, ajuda fortalecer o intestino, ajuda combater pedras da bexiga, cistite, prostatite, diarreia, reumatismo, prisão de ventre, diabetes. Com todos estes benefícios e facilidade no plantio, vale ter em casa um vaso, saco de cultivo, ou um pequeno espaço para plantar batata e se divertir com o cultivo.

Como plantar batata

Plantar batata em vaso é possível e vai muito bem, o importante é que o vaso seja fundo e que o plantio seja feito aos poucos, esperando a batata brotar e ir acrescentando terra até chegar à borda do vaso.

Outra dica muito importante no cultivo doméstico de batatas é usar um vaso dentro do outro, sendo que o vaso de dentro precisa estar recortado para facilitar na hora da colheita, que pode ser feita aos poucos, sem retirar todas as batatas de uma só vez. A batata pode ser plantada também em saco de cultivo.

O ciclo entre plantar batata e colher é de em média 100 dias, e o sinal de que é hora de retirar as batatas são as ramas que amarelam e secam.

Como preparar vaso duplo

plantar-batata-vaso-duplo-

Para começar, compre dois vasos de plástico de tamanho iguais e com mais de 30 cm de diâmetro e profundidade.

Faça uma marcação em um dos vasos, para cortar três retângulos, deixando o vaso vazado, veja modelo na foto abaixo.

plantar batata-vaso-duploEncaixe o vaso cortado dentro do vaso inteiro, coloque substrato, adubo orgânico ou para batatas encontrado em casas de jardinagem,  e plante duas a três batatas brotando.  A melhor época para planta batata é no final da primavera e início do verão.

Como fazer brotar batatas, as mudas

Compre batatas com sinais de que vão brotar. Coloque-as em uma bandeja de ovos ou sementeiras e deixe-as num lugar arejado e claro até brotar as folhas. Quando as folhinhas da batata estiverem de 1 a 2,5 cm, é hora de plantar, colocando + ou – 20 cm de substrato no vaso, duas batatas com brotos, cubra com + ou  15 cm de substrato, molhe bem. É importante que o vaso com as batatas tenha boa drenagem.

A cada quinze dias, coloque um fertilizante indicado para batatas.

Vá acrescentando substrato no vaso conforme for crescendo as folhas e brotos, a dica é cobrir eles com substrato até chegar a 5 cm da borda do vaso.

Quando estiver florindo já é possível colher algumas batatas, mas o ideal é espera que as folhas comecem a murchar para colher.

Para colher, retire as folhas secas e murchas, mantenha as batatas por 7 dias na terra para engrossar a casca, colha em seguida e deixe-as no sol para secar.

Mantenha o vaso num lugar ensolarado e regue assim que necessário, mantendo a terra úmida sem encharcar.

Pragas da batata

Os problemas mais comuns da plantação de batata são os fungos, que causam a requeima e a sarna de batatas, que atingem somente as cascas.

Fica atenta aos sinais de requeima nas folhas, e caso veja manchas acastanhadas, retire as folhas rentes a terra para tentar salvar a colheita.

Descarte as folhas contaminadas e tubérculos ou casca com a doença para evitar proliferação das doenças.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre como plantar batata e preparar o vaso duplo.

Assuntos do Artigo:
  • Desenhos para artes
  • Piada engraçado

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.