Scroll Top

Saúde

Como Prevenir o Câncer: Veja as Dicas dadas por Profissionais da Saúde

 

  

             Hoje em dia o homem já pode proporcionar a cura para muitas das doenças que nos acometem. Mas mesmo com os avanços da Ciência ainda existem doenças que o homem não consegue dominar, e uma delas é o Câncer. Se diagnosticado logo no inicio, existem sim possibilidades de cura, mas ainda assim milhares de pessoas morrem todos os anos da doença só no Brasil. 

            Segundo profissionais do Hospital A. C. Camargo, responsável por 60% da produção científica envolvendo oncologia do país, para diminuir as chances de apresentar tumores devemos manter uma alimentação saudável, não exagerar no consumo de álcool, não fumar e fazer exercícios regularmente. 

            Além dessas dicas, existem pequenas atitudes que podem diminuir os riscos do aparecimento dos tipos mais comuns de Câncer. São elas:

 

  • Não fumar, praticar exercícios regularmente e fazer check-ups médicos constantemente pode diminuir as chances do aparecimento de Câncer no pulmão, o tipo que mais mata no Brasil, especialmente entre fumantes.
  • Visitar regularmente o Ginecologista, realizar o exame Papanicolau, Utilizar a camisinha durante as relações sexuais e manter a região genital bem higienizada pode prevenir a incidência de tumores no Colo do útero.
  • Identificar a presença de nódulos tireoidianos, gânglios linfáticos na região do pescoço ou rouquidão pode prevenir o Câncer de tireóide, três vezes mais comuns entre as mulheres.
  • A prevenção do Câncer de intestino pode ser feita com uma alimentação saudável, rica em frutas, vegetais, fibras, cálcio e com pouca carne vermelha, gordura animal, bebidas alcoólicas e embutidos ou defumados.
  • Realizar auto-exame e mamografias regularmente pode ajudar na prevenção do Câncer de mama. Se você tiver algum caso da doença na família, deve fazer acompanhamento com um mastologista.
  • A prevenção do Câncer de estomago envolve hábitos alimentares saudáveis com vegetais, frutas, fibras, evitando bebidas alcoólicas e cigarro. Deve ser feita também uma endoscopia caso haja azia, má digestão ou dores abdominais frequentes.
  • Evitar cigarro e bebidas, principalmente as detiladas, escovar os dentes frequentemente, usar adequadamente próteses e aparelhos dentários além de não utilizar enxaguantes bucais que contenham álcool na composição pode prevenir o Câncer de boca.
  • Evitar exposições ao sol entre 10h e 16h, usar filtro solar (mínimo FPS 15), usar chapéus, guarda-sol, óculos e estar atento a qualquer mancha que surja na pele é um bom meio de diminuir as chances do surgimento do Câncer de pele.
  • Para prevenir a Leucemia deve-se estar atento a sintomas que podem indicar a doença, são eles: anemia, cansaço, fadiga, desânimo, dificuldade para andar, febres ocasionais ou até sangramentos. A doença é mais freqüente entre crianças de 2 a 5 anos e felizmente tem um alto índice de cura.
  • O Câncer de esôfago é uma doença que está diretamente ligada ao consumo excessivo de álcool e cigarros, além de lesões no esôfago, deficiência de ferro ou presença de bactérias. Deve-se manter uma alimentação saudável, evitando álcool e defumados.
  • O Câncer na retina, também conhecido como Retinoblastoma ocorre em 90% dos casos em crianças de até 5 anos de idade. Um bom meio de se prevenir este tipo de câncer ficar atento a sinais como o estrabismo, histórico familiar ou se a pupila aparecer branca em fotografias ao invés de vermelha. Se alguns desses sinais aparecerem, deve-se procurar atendimento médico.

        Nós sabemos que o futuro a Deus pertence, mas o que pudermos fazer para melhorar este futuro, devemos fazer!

Assuntos do Artigo:
  • como evitar a leucemia

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) Classifique Nosso Artigo de 1 à 5 Estrelas :)
Loading...

Artigos Relacionados à Como Prevenir o Câncer: Veja as Dicas dadas por Profissionais da Saúde!


Seja o primeiro a comentar!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: