Scroll Top

Saúde

Como Saber se Estou com Endometriose?- Sintomas,Tratamento,Tudo sobre

Como saber se estou com endometriose –   Tudo sobre os sintomas, tratamento de endometriose.

 A Endometriose é uma doenças que atinge 15% das mulheres no mundo e embora seja muito estudada a sua causa ainda é desconhecida para a ciência.                   
 Os sintomas da endometriose são cólicas fortes, aumento do fluxo menstrual, dor durante a relação sexual e dores abdominais intensas.
 Embora não se possa definir a causa da endometriose, a ciência já sabe por exemplo que ela está relacionada ao hormônio estrógeno que é produzido pelo ovário das mulheres em idade reprodutiva.
 
Para quem tem Endometriose a doença se manifesta quando o endométrio é eliminado na menstruação e algumas de suas células migram até a cavidade abdominal, provocando uma reação inflamatória. Existem casos em que esta inflamação atinge outros órgão como o intestino e a bexiga dores e sangramentos na evacuação e na urina.
 
Há indícios de que a doença esteja ligada a disturbios no sistema imunológico do organismo e questões genéticas.
 
Se a Endometriose for progressiva, os seus sintomas se agravam com o tempo tornando-se extremos e levando, na maioria dos casos, à infertilidade. Mesmo quando a doença não é progressiva ela pode causar dificuldades para engravidar.
 
 
É muito importante ter o diagnóstico da doença cedo, o que torna necessário o acompanhamento médico e a prática regular do exame de toque. Se houver suspeitas, deve ser pedido um exame de ressonância magnética ou ultrassonografia para que o diagnóstico seja ou não confirmado.
  
Quando a Endometriose está em estágio inicial o tratamento geralmente é feito com anticoncepcionais, medicamentos ou progesterona. Outro tratamento comum é o cirúrgico, via laparoscopia. Mesmo com os remédios ou a cirurgia, o paciente deve manter uma vida saudável com prática regular de exercícios e e uma boa alimentação.
 
 A boa notícia é que mesmo quando o diagnóstico é confirmado, na maioria dos casos, a infertilidade consegue ser revertida com tratamento. 
 
Mesmo assim é importante ressaltar que mulheres em idade reprodutiva devem consultar uma ginecologista regularmente, fazendo sempre exames de rotina e evitando maiores sustos. 

Escreva um comentário aqui no blog EssaseOutras.

Assuntos do Artigo:
  • como saber se tenho endometriose
  • como descobrir a endometriose
  • tudo sobre endometriose
  • como saber se tem endometriose
  • como saber se estou com endometriose
  • como descobrir se tenho endometriose
  • como posso saber se tenho endometriose

Comente Via FaceBook

Comentários

1 Estrelinha =(2 Estrelinhas3 Estrelinhas4 Estrelinhas5 Estrelinhas =) (2 Votos, Média: 5,00 out of 5)
Loading...Loading...

Artigos Relacionados à Como Saber se Estou com Endometriose?- Sintomas,Tratamento,Tudo sobre!

14 Comentários

  1. edyvania disse:

    tenho esses sintomas dores na hora de sexo e muita colica
    irei procurar um medico
    obrigado por ter feito este site

  2. alana disse:

    tenho esses sintomas fui na medica e ela me passou uma transvaginal.
    espero que eu não estega com isso.
    obrigada pela resposta . agora eu sei o que eu posso ter

  3. edilane disse:

    tenho muita colica o q eu faco?

    • Graci disse:

      Oi Edilane,
      procure um ginecologista, que com certeza vai te receitar um anticoncepcional, que além de outros benefícios, vai fazer melhorar estas dores.
      Espero ter ajudado,
      Graci.

  4. Tatiane disse:

    fui na ginecologista e galeto para ela que gostaria de fazer exame para saber se eu tinha endometriose pois eu estava com sintomas e ela falou que tem que fazer tipo uma cirurgia e nao e fácil. e quero saber se é cirurgia ou exames que tenho que fazer para saber e se for exame quais são?

    • Graci disse:

      Olá Tatiane

      É muito importante ter o diagnóstico da doença cedo, o que torna necessário o acompanhamento médico e a prática regular do exame de toque. Se houver suspeitas, deve ser pedido um exame de ressonância magnética ou ultrassonografia para que o diagnóstico seja ou não confirmado.

  5. jackeline duarte disse:

    ola me chamo jackeline,sinto muitas dores fico com diarreia,fico soltando pum e percebo que isso é todos os meses quando estou pra me menstruar e dias antes sinto dores fortes na barriga,é horrivel para mim,sofro muito e dores muita colicas que mal consigo ficar em pé.ate entao nao sabia o que era endometriose,fiquei sabendo no dia que pesquisei no google e coloquei na pesquisa que quando menstruava sintia dores fortes e muit dor de barriga e disinteria,quando mentruava entao o site me mostrou sobre endometriose,fiquei atenta!!!

    ja fui no ginecologista e medica disse que é normal,mais vi que nao tenho medo pois quero ter filhos,quero saber como é que eu converso com o medico,quais os exames pedir,sera que tenho mesmo endometriose..sao muitas duvidas e se muitos medicos dizem que é normal sintir colicas,como é que eu faço realmente para saber como me tratar .obrigada quero resposta,gostei muito desse site

    • Graci disse:

      Olá Jackeline

      Estes são alguns dos sintomas da endometriose, que no seu caso podem ser ou não a doença.

      O correto é você falar sobre seus sintomas com sua médica nas consultas de rotina e seguir as recomendações dela, que com certeza é habilitada para tal.

      Veja também o site do médico Drauzio Varella que tem as informações completa sobre como proceder http://drauziovarella.com.br/mulher-2/endometriose/

      Obrigada pela visita e volte sempre.

  6. karolaine disse:

    bom eu sinto todos estes sintomas a quatro anos ja fiz alguns exmames e nao dá praticamente nada e os exames que me recomendam nao posso fazer porque sou virgem qual tratamento seria possovel pra mim neste caso?

    • Graci disse:

      Olá Karolaine

      O diagnóstico é feito através de exames de  ressonância magnética ou ultrassom.

      Procure orientações médicas.

  7. karolaine disse:

    bem eu ja fui ao ginicologista me disseram q é normall isso mas nao é pq sinto dores ate mesmo fora do periodo mestrual nao sei mas o que fazer e a cada mestruaçao parece que a dor aumenta cada vez mais , doi tanto q ja fui parar no hospital por causa dessas dores … quando ouvi falar na endometriose logo pesquisei os sintomas e bateu com tudo q eu sinto como disse ja fui ao medico ……… tem como eles me darem um diagnostico de uma forma q nao seje preciso fazer exames de penetração?

  8. Ana disse:

    Oi sou a Ana tenho 27 anos e sempre senti muita cólica durante a mentruação… Quando vi a reportagem na Rede Globo eu voltei mais a minha atenção para isso… Já tentei engravida mas não consegui e na minha ultima menstruação a minha cólica veio mais forte q o normal… Tenho tbm alguns sintomas, agora é bola p frente p ver q os médicos me dizem…

  9. Dayanne disse:

    Tenho 19 anos Sinto todos os sintomas mais minha mestruação nao vem regularmente. Gostaria de saber se posso ter endometriose

    • Graci disse:

      OLá Dayanne

      O correto é você procurar um médico ginecologista para que seja feito exames que possivelmente vão dar o diagnóstico certo do seu problema.

      Volte sempre.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo: