Como saber se estou com endometriose –   Tudo sobre os sintomas, tratamento de endometriose.

 saude endometriose mulher colica foto Como Saber se Estou com Endometriose?  Sintomas,Tratamento,Tudo sobreA Endometriose é uma doenças que atinge 15% das mulheres no mundo e embora seja muito estudada a sua causa ainda é desconhecida para a ciência.                   
 Os sintomas da endometriose são cólicas fortes, aumento do fluxo menstrual, dor durante a relação sexual e dores abdominais intensas.
 Embora não se possa definir a causa da endometriose, a ciência já sabe por exemplo que ela está relacionada ao hormônio estrógeno que é produzido pelo ovário das mulheres em idade reprodutiva.
 
Para quem tem Endometriose a doença se manifesta quando o endométrio é eliminado na menstruação e algumas de suas células migram até a cavidade abdominal, provocando uma reação inflamatória. Existem casos em que esta inflamação atinge outros órgão como o intestino e a bexiga dores e sangramentos na evacuação e na urina.
 
Há indícios de que a doença esteja ligada a disturbios no sistema imunológico do organismo e questões genéticas.
 
Se a Endometriose for progressiva, os seus sintomas se agravam com o tempo tornando-se extremos e levando, na maioria dos casos, à infertilidade. Mesmo quando a doença não é progressiva ela pode causar dificuldades para engravidar.
 
colicas Como Saber se Estou com Endometriose?  Sintomas,Tratamento,Tudo sobre
 
É muito importante ter o diagnóstico da doença cedo, o que torna necessário o acompanhamento médico e a prática regular do exame de toque. Se houver suspeitas, deve ser pedido um exame de ressonância magnética ou ultrassonografia para que o diagnóstico seja ou não confirmado.
  
Quando a Endometriose está em estágio inicial o tratamento geralmente é feito com anticoncepcionais, medicamentos ou progesterona. Outro tratamento comum é o cirúrgico, via laparoscopia. Mesmo com os remédios ou a cirurgia, o paciente deve manter uma vida saudável com prática regular de exercícios e e uma boa alimentação.
 
 A boa notícia é que mesmo quando o diagnóstico é confirmado, na maioria dos casos, a infertilidade consegue ser revertida com tratamento. 
 
Mesmo assim é importante ressaltar que mulheres em idade reprodutiva devem consultar uma ginecologista regularmente, fazendo sempre exames de rotina e evitando maiores sustos. 

Escreva um comentário aqui no blog EssaseOutras.

Etiquetas

  • como saber se tenho endometriose
  • como descobrir a endometriose
  • tudo sobre endometriose
  • como saber se tem endometriose
  • como saber se estou com endometriose
  • como descobrir se tenho endometriose
  • como posso saber se tenho endometriose
  • endometriose como descobrir