Alimentação

Como Saber se o Mel de Abelhas é Puro – Informações Nutricionais e Benefícios do Mel

Como Saber se o Mel de Abelhas é Puro

Produto das abelhas muito saudável e apreciado, o mel de abelhas é usado para adoçar bebidas e alimentos em geral. Muitas receitas têm o mel como ingredientes e ter acesso ao mel puro, sem adição de substâncias que falsificam o mel é o que buscamos. Para ter lucros maiores, muitas pessoas comercializam o produto sem sua originalidade, o que compromete sua eficâcia no resultado de receitas e nos benefícios para a saúde alcançados com o mel puro.

O mel puro tem vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6 e C, sais minerais como o fósforo, magnésio, ferro, enxofre, selênio, zinco, cobre, potássio e cálcio. Tem em sua composição frutose, glucose, maltose e sacarose.

nutrientes-mel-de-abelhas-puro-como-identificar-o-mel-falso-dicas-

Benefícios do mel de abelhas puro

Adoçante natural rico em nutrientes e benefícios reconhecidos há muitos anos atrás o mel de cor dourada transparente, além de sua doçura inconfundível, tem poder terapêutico ajudando combater muitos problemas de saúde.

O mel de abelhas tem ação expectorante, ajudando no tratamento de bronquite, tosse, gripes e resfriados, afecções da garganta.

Pouco calórico, o mel substitui o açúcar com louvor, ajudando ainda diminuir as calorias da dieta, já que a cada 100 gramas de mel temos 300 calorias, menos do que o açúcar. O mel ajuda também a acelerar o metabolismo e a queimar gordura corporal.

Com ação antibacteriana, antifungicida, antiséptica, além de combater doenças causadas por bactérias, doenças respiratórias, ajuda proteger as vias urinárias e a flora intestinal. Fonte de energia, de antioxidantes, combate o envelhecimento precoce, o câncer, acalma, cicatriza, combate a hipertensão e ajuda a fortalecer o cérebro.

Como saber se o mel de abelhas é puro

Para alcançarnos todos os benefícios terapêuticos do mel, ele precisa ser puro, o que o faz único, nutritivo e saudável. O mel puro difere das substâncias preparadas a base de mel, que são aquelas que levam adição de ingredientes que faz com que o produto renda mais.

O mel de abelhas puro é:

Mais viscoso, expesso, se for aguado ou ralo é falso.

O mel puro não é absorvido por papel após ser colocado sobre ele.

O teste do palito é sempre indicado, se ele escorrer de forma contínua pelo palito é mel puro.

Misturar 1 parte de mel de abelhas com 3 partes de  álcool, aquecer e misturar. Se o mel dissolver é puro, caso fique uma mancha branca no fundo do recipiente é falso.

O mel de abelhas puro é absorvido pela pele quando fricionada com ele, sem deixar nada melado, o que é sinal de açúcar.

Mel puro no pão vai endurecer o pão e não umedecer o pão, o que acontece com o produto com adição de água

Coloque 1 colher das de café ou de sopa de mel em meio copo de água. Se o mel ficar no fundo do copo é puro, se dissolver é mel falso.

Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, mel de abelhas puro açúcara com o passar do tempo, já o mel com alterações na sua composição fica sempre líquido.

São várias as formas de identificar o mel puro e evitar o mel falsificado.

Aproveite os nutrientes, benefícios e gosto delicioso do mel puro, que pode ser saboreado na fatia de queijo, na banana, com frutas e aveia, no iogurte, para adoçar, em receitas doces ou salgadas.

Escreva sua dúvida, dica ou comentário.

Assuntos do Artigo:
  • Foto de uma piada muito Engraçada

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.