Cursos e Concursos

Como ser um Chefe de Cozinha? Tudo Sobre: Atribuições, Cursos, Salário

 Como ser um Chefe de Cozinha? Tudo Sobre: Atribuições, Cursos, Salário

Uma área que tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil é a Gastronomia. Os Chefes de Cozinha já são super reconhecidos e hoje há grande procura de jovens por algum tipo de especialização nesse sentido.

Mas afinal, você sabe o que faz um Chefe de Cozinha???

Um Chefe de Cozinha tem como função de participar de todo o processo de produção, preparação e apresentação de pratos. Deve também manter o padrão de qualidade dos alimentos e a higiene no ambiente de trabalho. Conta com uma equipe de auxiliares os quais deve comandar e coordenar. Em resumo, é o verdadeiro “chefe” da cozinha!

Para ser um chefe de cozinha é necessário se interessar por culinária e gastronomia mas só isso não é suficiente. Precisa também ter responsabilidade, espírito de liderança, originalidade, senso de justiça e metodologia. Estar aberto a novas experiencias e sempre por dentro do que acontece a sua volta também é essencial.

A principal diferença entre o Chefe de Cozinha e o Gastrônomo é que o primeiro não precisa de formação específica. Não é necessário ter graduação superior já que o que conta é a experiência e o talento do profissional. Claro que informação nunca é demais e existem cursos especializantes que podem ajudar quem sonha em ser um grande chefe a adquirir instrução e até mesmo oportunidades de emprego.

Aí vão as principais atividades de um Chefe de Cozinha: selecionar os melhores ingredientes, ajudar no estabelecimento do cardápio, coordenar seus auxiliares, preparar pratos, apresentar esses pratos, cuidar do ambiente de trabalho, promover a ordem durante o atendimento aos clientes e criar pratos novos sempre que necessário.

Foto: Felipe Gombossy

Um Chefe de Cozinha pode trabalhar em: restaurantes, pizzarias, churrascarias, hotéis, bares, lanchonetes, fast foods, pousadas, cruzeiros, eventos em geral, instituições públicas ou privadas, spas e até mesmo casas como cozinheiro particular. O mercado de trabalho para esse tipo de profissional é crescente, o que torna a área bastante interessante.

Foto: Felipe Gombossy

 O salário de um Chefe de Cozinha varia bastante. O salário inicial gira em torno de R$ 1.500,00 mas após anos de experiência e dependendo da sorte este pode chegar a R$ 15.000,00.

 E então, gostou da dica??? Você pretende ser um Chefe de Cozinha??? Comente.

Assuntos do Artigo:
  • chef de cozinha salário
  • chefe de cozinha salario
  • chefe de cozinha
  • como ser um chefe de cozinha
  • atividadrs sobre o chef de cozinha
  • Funçoes e atribuiçoes de um chefe de cozinha?

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

  1. viviane disse:

    amei é muito bom! eu vou ser daqui dois anos vou fazer o impossivel e possivo para fazer meu curso de gastronomia
    att: viviane

  2. SANDRA disse:

    EU VOU SER CHEFE DE COZINHA VOU COMER TODOS OS………..

  3. SANDRA disse:

    @SANDRA
    PRATOS

  4. SANDRA disse:

    eu quero ser chefe de cozinha

  5. Michel disse:

    sempre quis ser um chefe de cozinha

  6. ivan cezar disse:

    eu ja vou fazer vestibular de gastronomia agora em 2012 e 2013 ja serei um academico de gastronomia

  7. talita disse:

    muito interessante gostei bastante

  8. Estéfani Cardoso disse:

    O meu sonho eh ser um chef de cozinha, e vou batalhar mto para ser uma.

  9. paulo disse:

    nossa adorei as dicas pois são muito boas trabalho em um restaurante onde aprendo a cada dia sei q comandar uma cozinha não &escute; nada fácil mais   vale  a pena pois tem q gostar do q faz e ter muita força de vontade mais apesar de tudo movimento e estresse q da amo a cozinha …

  10. paulo disse:

    se vc sonha em ser um chef de cozinha não desista deste sonho vai em frente q vale a pena..

  11. rodrigo disse:

    amei minha irmã quer ser espero que consiga beijos

  12. Adriano Dantas disse:

    Realmente dicas valiosíssimas. amei de verdade estava em dúvidas que faculdade ou curso fazer, gastronomia vem de berço tenho uma mãe craque na cozinha a acompanho ela sempre que posso. decidi que ia fazer gastronomia ontem no momento que estava fazendo janta pros meus irmãos. Agora é foco, estudos e determinação, amo arte agora vou fazer arte na cozinha.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.