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Saúde e Bem Estar

Como ter Mais Músculos – Dicas do Bem Estar-Alimentação Ideal-exercícios

.Como ter Mais Músculos – Dicas do Bem Estar-Alimentação Ideal-exercícios

Como ter mais músculos

.No Bem Estar, médicos especializados no assunto, explicam que para manter um corpo saudável e com músculo, não basta perder peso, trocando gordura por músculos, e sim fazer exercícios, fortalecer o corpo com atividades como a musculação.

Os músculos, além de controlar os movimentos e a postura, desempenham um importante papel na visão, na respiração e na deglutição de alimentos.

Segundo o preparador físico José Rubens D’Elia e a fisioterapeuta Márcia Viana, exercícios como o pilates, a hidroginástica (principalmente com pesos) e o RPG  podem ajudar a aumentar o volume da musculatura – porém, em menor proporção do que “puxar ferro” na academia, e com uma função maior de corrigir a postura e amenizar eventuais dores nos ossos e nas articulações.

Para os músculos crecerem precisa de sobrecarga. Os estímulos que provocam sobrecarga são: aumento da carga do exercício, duração aumentada (com séries adicionais) ou uma combinação das duas.

Segundo os médicos do Bem Estar, sempre que o músculo se adaptar à sobrecarga, devem ser adicionadas intensidade e mais carga para aumentar a resposta ao treinamento, que deve ser contínuo. Quando uma pessoa interrompe a atividade por muito tempo, pode pôr tudo a perder e ter que recomeçar praticamente do zero. E há diferença entre adquirir força e massa muscular.

Os especialistas explicaram que, após um treino de musculação com carga pesada, ocorre um aumento da produção de proteínas em 24h a 48h. É aí que os músculos crescem. Para essa hipertrofia ocorrer, porém, é essencial descansar a região no dia seguinte.

Alimentar-se com proteína e carboidratos antes ou após o exercício também melhora o desempenho, dá mais energia e ajuda a recuperar o tecido. Dormir bem, sem interrupções, contribui para o crescimento muscular.

Treinar além da conta, sem repouso, ter uma vida estressante e consumir álcool contribuem para um resultado ruim. Uma hora de treino por vez é suficiente para garantir o retorno esperado – mais do que isso, pode haver desgaste muscular.

Os resíduos de ácido lático nos músculos após as reações químicas realizadas para gerar energia, podem provocar dores.

Músculos fracos, fazem com que os espaços entre as articulações não ficam preservados, provocando a artrose, doença que não surge apenas na terceira idade. O desgaste pode começar bem antes, se houver desvios posturais e maus hábitos no dia a dia.

Além dos exercícios, fatores como Genética, Gênero (homens têm mais facilidade), Alimentação, Tipo de treino, Estilo de vida podem ajudar a ganhar massa.

O fortalecimento dos músculos é importante para ajudar a preservar a coluna, o quadril, as pernas e os movimentos; o impacto da contração ajuda a renovar as células ósseas, que são produzidas todos os dias, para crescer; o músculo também precisa passar por uma sobrecarga; manter a coluna ereta e o abdômen contraído é importante.

A musculação é benéfica também para reduzir o colesterol e a necessidade de remédios; garantir melhor qualidade de vida; diminuir a osteopenia, osteoporose e dores.

A segundo médicos, a musculação só deve ser iniciada quando os ossos pararem de crescer, após a puberdade.

Alimentos como o Leite, os ovos, as carnes vermelhas, o peito de peru e os carboidratos ajudam a regenerar os músculos.

Segundo a nutricionista Patrícia Bertolucci, o ideal é que a pessoa faça uma boa refeição, um café da manhã completo, com fonte de proteínas como queijo, peito de peru, presunto, ovo, pão integral e uma fruta ou o suco. No almoço, carne bovina, peixe ou frango e grãos (como feijão, lentilha ou grão de bico).

Antes do exercício, o ideal são fontes de carboidratos, que podem ser pão ou frutas e, para depois da malhação, uma refeição mais completa com batata ou outros tubérculos. Se for uma refeição como almoço ou jantar, dê ênfase ao arroz e feijão, que dão mais energia.

Com o passar dos anos, uma pessoa sedentário vai perder: dos 25 aos 50 anos: 10 %; dos 50 aos 80 anos: 30%; após os 80 anos, já foram eliminados 40% dos músculos.

O que é massa muscular

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……………Fonte G1.

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