Educação Musical

Compasso Simples e Composto- Fórmula de Compasso – Teoria da Música Online

Compasso Simples e Composto

Já mostramos na matéria anterior que compasso é um agrupamento de tempos, é a música dividida em partes pequenas que podem ter duração igual ou não. Hoje vamos falar sobre fórmula de compasso, especificamente no compasso simples e o composto.

O que é compasso simples, o compasso composto, como eles são representados? Confira abaixo as explicações sobre mais um capítulo da música.

Compasso simples

O compasso pode ser simples ou composto e é representado no início da partitura musical, no primeiro compasso, podendo aparecer outras vezes durante a partitura, por dois números sobrepostos chamados de fórmula de compasso.

Compasso simples é quando a Unidade de Tempo é um valor simples (Não pontuada). No compasso simples, o número superior que aparece é o 2, 3 e 4, 5 ou 7 indicando a quantidade de tempo de cada um dos compassos na música.

Exemplo

Compasso composto é quando temos na unidade de tempo um valor composto (pontuado). O número superior que aparece é o 6, 9, 12, 15 ou 21.

Exemplo

Tanto o compasso binário, ternário, quaternário, quinario e setenario podem ser simples ou composto. O que difere um compasso simples de um compasso composto é o número superior.

Fórmula de compasso

A fórmula de compasso é representada por dois números sobrepostos que indicam a quantidade de tempo e a unidade de tempo do compasso. Ela vem escrita no início da música após a clave e representa uma fração da semibreve.

O número que vemos na parte inferior na fórmula de compasso representa a unidade de tempo, a figura musical que tem o valor de um tempo. Na Unidade de Tempo mostrada na fórmula de compasso simples ou composto, o número 1 indica semibreve, o 2 indica a mínima, o 4 a semínima, o 8 a colcheia, o 16 a semicolcheia, a fusa o número 32 e a semifusa o 64. As unidades de tempo mais usadas na música são a mínina, semínima e colcheias.

Escreva seu comentário ou dúvida sobre fórmula de compasso, compasso composto e simples.

Assuntos do Artigo:
  • compassos simples e compostos
  • explicaçoes sobre fornuças de compasso
  • formula de compasso simples e composto

Comente Via FaceBook

Comentários


Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

Seja o primeiro a comentar!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.