.Composição do Sangue: Plasma, Hemácias, Leucócitos, Plaquetas Resumo

sangue Composição do Sangue: Plasma, Hemácias, Leucócitos, Plaquetas Resumo

.O Tecido Conjuntivo Hematopoético é responsável pela formação de fluidos corpóreos como o Sangue e a Linfa. O sangue é uma substância heterogênea composta pelo plasma (parte líquida) e pelos elementos figurados (parte em suspensão). Esse fluido circula por todo o nosso corpo sendo transportado pelos vasos sanguíneos que formam o sistema vascular sanguíneo.

O Plasma é o que dá o aspecto aquoso do sangue e onde ficam distribuídos os elementos figurados. Ele é composto por substâncias orgânicas (Proteínas, vitaminas e hormônios) e sais inorgânicos. Suas principais proteínas são a albumina que atua na manutenção da pressão osmótica e a imunoglobina que atua no sistema de defesa.

hemacias Composição do Sangue: Plasma, Hemácias, Leucócitos, Plaquetas Resumo

.Dentre os elementos figurados temos as hemácias, os leucócitos e as plaquetas. As Hemácias são células anucleadas que têm formato bicôncavo que aumenta a superfície de trocas gasosas. São derivadas de células nucleadas que perdem o núcleo quando passam para o sangue e são ativas por apenas 118 dias, sendo que depois perdem a função e são destruídas pelos macrófagos.

Já os Leucócitos podem ser divididos em dois grandes grupos, os granulócitos (possuem grânulos) e os agranulócitos (não possuem grânulos). De uma forma geral os leucócitos representam cerca de 1% de todo o volume de sangue de uma pessoa e são responsáveis pela defesa de seu organismo.

plaquetas2 Composição do Sangue: Plasma, Hemácias, Leucócitos, Plaquetas Resumo

.As Plaquetas nada mais são do que fragmentos anucleados de megacariócitos da medula óssea. Elas são destruídas pelo nosso organismo em 9 dias após sua formação e antes desse prazo participam da coagulação sanguínea liberando enzimas como a tromboplastina que retém os glóbulos sanguíneos em casos de ferimentos.

Assim o nosso sangue possui cerca de 47% de hemácias, 1% de leucócitos e menos de 1% de plauquetas. O resto é o plasma que lhe confere o aspecto fluido. Mas e você, o que achou do resumo? Foi útil para seus estudos? Deixe o seu comentário.

Gostou da matéria sobre composição do sangue? Comente.

Etiquetas

  • hemacias
  • sangue
  • composição do sangue
  • hemacias plaquetas leucócitos plasma quais suas funções
  • disserte sobre os leucocitos
  • sangue plasma hemacias leucocitos plaquetas e linfa
  • Funçao dos elementos leucocitos hemacias plaquetas
  • composição sanguinea composição linfatica elementos e suas funções