comprimento Comprimento da Circunferência: Fórmula e Exercícios com Respostas

O homem sempre teve muita curiosidade em relação as figuras geométricas e a sua formação. Durante a Grécia Antiga muitos matemáticos fizeram descobertas e criaram equações que até os dias de hoje são usadas por nós. Com a Circunferência não foi diferente!

Estudiosos que buscavam compreender melhor as suas relações métricas resolveram contornar uma circunferência com um barbante e depois medi-lo. Assim eles descobriram que a medida do Comprimento da Circunferência, quando dividido pelo dobro de seu Raio, dava sempre uma constante.

Essa constante era sempre a mesma independente do tamanho ou do raio da circunferência, o que fez com que ele fosse adotado na equação de cálculo de comprimento da circunferência e se tornasse muito famoso. Essa constante você já deve conhecer, é a dízima 3,14… representada pela letra grega Pi.

Com todas essas conclusões foi possível elaborar uma fórmula para encontrar o comprimento da circunferência. Confira a sua formação na imagem abaixo:

formula comprimento circunferencia Comprimento da Circunferência: Fórmula e Exercícios com Respostas

Para ver se você entendeu nós separamos alguns exercícios com respostas. Tente resolver primeiro, só depois confira os resultados!

Exercícios:

  1. Encontre o comprimento de uma circunferência de raio igual a 4 cm. Adote Pi = 3.
  2. Uma pessoa dá 6 voltas de bicicleta em torno de uma pista circular de raio 20 m. Encontre a distância percorrida adotando Pi = 3.
  3. As rodas de um automóvel têm 70 cm de diâmetro. Determine o número de voltas efetuadas pelas rodas quando o automóvel percorre 9,891 km.

Respostas:

    1. Comprimento = 24 cm;
    2. Distância = 720 m.
    3. São efetuadas 4500 voltas.

     

     

    Mas e você, o que achou das dicas? E dos exercícios? Deixe o seu comentário.