socialismo anarquismo Comunismo, Socialismo e Anarquismo: Diferenças e Semelhanças, ResumoComunismo, Socialismo e Anarquismo: Diferenças e Semelhanças, tudo sobre as propostas coletivistas.

Entre os séculos XV e XVIII a Europa passou por profundas alterações com o estabelecimento de colônias e a expansão do comércio. Nesse período, principalmente na Inglaterra, o uso do dinheiro se popularizou, e a crescente demanda por produtos manufaturados nos mercados interno e externo tornou necessária uma maior organização produtiva. Foi então que teve início um processo, que mais tarde passou a ser conhecido no mundo todo como a Revolução Industrial.

Com a expansão industrial ganharam destaque duas classes intrinsecamente relacionadas: o proletariado e a burguesia. Apesar do país viver uma fase caracterizada pelo Liberalismo Econômico ditado por Jo hn Smith, que pregava a não intervenção do Estado nas atividades econômicas e defendia que cada indivíduo deveria se preocupar com o seu próprio bem-estar (individualimo), ganharam espaço nesse contexto as chamadas propostas coletivistas.

As principais correntes de esquerda que ganharam força no século XIX foram Comunismo, Socialismo e Anarquismo. Apesar de possuírem o mesmo foco, a transformação social, essas propostas possuíam algumas divergências e características muito próprias, que não permite usá-las como sinônimos.

* Comunismo: facção em oposição ao capitalismo que propõe uma sociedade sem classes, sem partidos e sem Estado. Para os comunistas, o estabelecimento da chamada "Ditadura do Proletariado" deve passar primeiro por uma transição socialista, sendo comandada pelo Partido Comunista. Seus principais teóricos são Karl Marx e Friedrich Engels.

* Socialismo: diferente dos comunistas, os socialistas veem a sua proposta como uma meta, e não uma fase de transição. Para eles deve haver pluripartidarismo, economia de mercado e um Estado que promova a justiça social. O Socialismo também é avesso a "Ditadura do Proletariado", defendendo regras democráticas e as eleições. São seus principais defensores: Ferdinand Lassalle e August Bebel.

* Anarquismo: considerado mais radical, o Anarquismo é contrário a qualquer tipo de governo ou autoridade, já que essa seria uma forma de dominação de um homem sobre os demais. Para os anarquistas, uma sociedade sem classes e sem Estado seria estabelecida por meio da "Ação Direta", uma espécie de "Greve Geral" sem que fosse necessária a elaboração de um programa eleitoral ou a criação de um partido. Seus principais expoentes foram: Pierre-Joseph Proudhon e Pyotr Alexeyevich Kropotkin.

Mas e você, o que achou do resumo? Ele te ajudou a entender um pouco melhor as diferenças e semelhanças entre Comunismo, Socialismo e Anarquismo? Deixe o seu comentário aqui no blog Essas e Outras.

Etiquetas

  • socialismo comunismo e anarquismo
  • socialismo anarquismo e comunismo
  • anarquismo resumo
  • Qual a principal diferança entre socialistas e anarquistas?
  • semelhanças e diferenças sobre anarquismo
  • anarquismo socialismo e comunismo
  • anarquismo comunismo e socialismo
  • socialismo comunismo e anarquismo resumo